14/10/2015 às 17h09min - Atualizada em 14/10/2015 às 17h09min

Assembleia presta homenagem aos professores do Piauí pelo seu dia

A sessão foi proposta pelo deputado Aluísio Martins (PT) e foi bastante prestigiada por parlamentares, professores, imprensa e representantes da categoria

Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou hoje (14) uma sessão especial para homenagear os professores do Estado do Piauí pela passagem do seu dia. A sessão foi proposta pelo deputado Aluísio Martins (PT) e foi bastante prestigiada por parlamentares, professores, imprensa e representantes da categoria.O presidente da Casa, Themístocles Filho (PMDB) abriu a sessão que logo o pronunciamento passou a ser presidida pelo petista, autor do requerimento de homenagem. Aluísio Martins abriu a sessão dizendo que ser professor não se trata apenas de uma profissão, mas principalmente de uma missão. 

“É uma honra requerer a sessão solene para um dia especial do professor”, afirmou o deputado lembrando que a data foi instituída em 1963, através de decreto federal e que o objetivo de se criar o Dia do Professor. “Elogiar o professor é uma redundância porque não há ninguém que não reconheça o valor do professor”, disse o parlamentar, acrescentando que muito já foi feito pela classe trabalhadora, mas que é preciso que esta seja ainda mais valorizada. 

Citando a aprovação do Plano Nacional e Estadual de Educação e do Plano Estadual de Educação o parlamentar destacou três metas como sendo de grande importância para a Educação no Piauí; a meta de número 15, que trata de assegurar a todos os professores, a formação de nível superior; a de número 16, que objetiva formar cem por cento dos professores em Pós-graduação e a de número 17, que cuida da luta da categoria para que esta seja cada vez mais valorizada. “Nossa luta como deputado é a de fazer com que a educação seja valorizada em todos os âmbitos”, acrescentou. 

Participaram da homenagem compondo a Mesa; a secretária de Educação do Estado, Rejane Dias, representante do Sindicato das Escolas Particulares; Paulo Machado, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Fábio Marques; diretor do Campus Clóvis Moura, em Teresina, professor Renê Pedro de Aquino, secretária Executiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Irene Lustosa. “Só teremos a valorização do conhecimento não somente com a questão monetária, mas também com a valorização em todos os sentidos, da classe”, afirmou o representante do Sinte. 

Falta de professor, deputado alerta para possível apagão na Educação 

O deputado João de Deus (PT) fez uso da palavra e parabenizou o colega Aluísio Martins pela iniciativa. Lembrou que tem formação em Química e que é preciso que se faça uma reflexão sobre a data e que ser professor é uma profissão desafiadora. O parlamentar observou que o Brasil corre o risco de ter um “apagão” de professor, porque muitos jovens que ingressam na vida estudantil, não querem mais seguir a profissão. 

A deputada federal e secretária estadual de Educação do Piauí, Rejane Dias, foi a última se pronunciar sobre a sessão solene e ressaltou sobre os trabalhos da Casa, sobre a crise econômica pela qual passa o país, mas que o Brasil tem capacidade para enfrentar e sair da situação. A deputada lembrou dos problemas da violência nas escolas estaduais e que a maioria deles já foi solucionada, com o aumento do efetivo do Pelotão Escolar, de treinamento para agentes de portaria, entre outros. Ela ressaltou sobre o trabalho que vem desempenhando frente a Secretaria Estadual de Educação (L.M).

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »