05/10/2015 às 00h38min - Atualizada em 05/10/2015 às 00h38min

Deputados comemoram indicação de Marcelo Castro para Ministério

Marcelo Castro assume o cargo na tarde desta terça-feira (6), no Palácio do Planalto

Alepi

A indicação do deputado federal Marcelo Castro (PDMB-PI) para o Ministério da Saúde foi comemorada por deputados estaduais de vários partidos, durante o grande expediente da sessão ordinária desta segunda-feira (5) na Assembleia Legislativa. Foram vários apartes ao discurso do deputado Evaldo Gomes (PTC). Marcelo Castro assume o cargo na tarde desta terça-feira (6), no Palácio do Planalto.
 

Evaldo Gomes desejou êxito ao piauiense, acreditando que a presença de Marcelo Castro no Ministério da Saúde vai melhorar o atendimento aos usuários dos Sistema Único de Saúde, bem como nas unidades de saúde e hospitais públicos pelo país. Gomes visitou postos médicos em comunidades da zona rural de Teresina e pode acompanhar a dificuldade no atendimento aos moradores dessas localidades, que precisam se deslocar até 30Km para chegar a essas unidades de saúde. O deputado acredita que o Ministério da Saúde vai fazer parcerias para revitalizar esses postos de atendimento à população, mas vai precisar de apoio político para alcançar seus objetivos.


Abrindo os apartes, o deputado Dr. Pessoa (PSD) lamentou que a saúde pública do país não funcione por causa dos poucos recursos destinados pelo Executivo, além disso, o dinheiro já minguado ainda é desviado. “Ainda há incompetência dos gestores da saúde, o que contribui para agravar a situação”.


Evaldo Gomes defendeu que programas como o Mais Médicos e o Médico da Família, dois programas que atendem aos brasileiros com eficiência e qualidades.


O deputado Georgiano Neto (PSD) cumprimentou o novo ministro, destacando as qualidades do deputado federal, que o credenciam para o cargo. “Marcelo Castro vai saber honrar o nome do Piauí. “Ele precisa eleger prioridade para resolver os problemas na saúde, como os enfrentados pelos hospitais regionais”.


O deputado estadual Antonio Félix (PSD), João de Deus, Flora Izabel (PT), Dr. Hélio (PTC) e Luciano Nunes (PSDB) também elogiaram a escolha de Marcelo Castro pelo PMDB. Félix lembrou a passagem do então deputado João Henrique Sousa no Ministério dos Transportes; João de Deus destacou a importância do SUS, sobretudo para a população de menor renda, que não possui plano de saúde.

 

A deputada Flora Izabel defendeu a contrapartida dos governos de estados como Tocantins, Maranhão, Ceará, Bahia e Pará pelos atendimentos médicos realizados em Teresina. Dr. Hélio sugeriu a melhoria dos atendimentos de urgência e emergência na rede pública de saúde. Luciano Nunes para ressaltar o programa Saúde da Família que alcançou uma cobertura superior a 95% em Teresina. E também para exigir o pagamento ao Piauí pelos atendimentos a pacientes de outros estados. Por fim, o presidente da sessão, Fernando Monteiro desejou boa sorte a Marcelo Castro na nova missão.(P.P.)  


Edição:  Katya D'Angelles


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »