21/10/2015 às 18h14min - Atualizada em 21/10/2015 às 18h14min

Themístocles diz que ações de Lula mostram amizade pelo Piauí e justificam homenagem

O presidente da Assembleia Legislativa disse, hoje(21), que é grande o número de ações realizadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor do Piauí

Alepi

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), disse, hoje(21), que é grande o número de ações realizadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor do Piauí e do seu povo e que elas mostram a amizade que ele tem com o Estado desde o ano de 1980. Essa amizade e as ações, segundo ele, justificam os títulos de cidadão piauiense e teresinense concedido pela Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal ao ex-chefe do Poder Executivo nacional.

Themístocles Filho, que presidiu a sessão solene em homenagem ao ex-presidente, afirmou que a concessão dos títulos é um reconhecimento às pessoas que trabalham em benefício do Piauí e de sua capital, por isso, assinalou ele, a homenagem prestada a Lula é mais do que merecida pelo que realizou em benefício do Estado e da capital nos oito anos em que presidiu o Brasil.

O presidente do Poder Legislativo frisou que Lula tem uma enorme amizade com o Piauí desde quando percorria o Estado com um pequeno número de militantes do Partido dos Trabalhadores, dentre eles, o ex-candidato ao Governo, José Ribamar dos Santos. Em seguida, ele passou a citar as ações desenvolvidas pelo país, como os programas sociais, que beneficiam milhões de famílias carentes.

Após lembrar que o Programa Fome Zero foi lançado no Piauí, Themístocles Filho disse que somente os programas sociais, como o Bolsa Família, e a expansão universitária registrada no Estado já justificariam a homenagem. 


Em relação aos programas sociais, ele afirmou que a miséria que afetava 42% da população no início do primeiro Governo Lula foi reduzida pela metade e que somente em 2014 foi aplicado no Estado R$ 1,5 bilhão, o que causa um impacto de 1,70% no Produto Interno Bruto (PIB).Em relação à expansão universitária, o presidente da Assembleia Legislativa assinalou que somente o município de Bom Jesus passou de um para cinco o número de cursos de graduação, contando com mestrado e doutorado. 

Ele disse esperar que a presidente Dilma Rousseff continue a expandir os cursos superiores no Estado, inclusive com a instalação do campus da Universidade Federal do Piauí em Esperantina.

TV ASSEMBLEIA- Themístocles Filho disse que o apoio do ex-presidente foi importante para a instalação da TV Assembleia que possibilitou à população do Piauí acompanhar as atividades dos parlamentares. Ele acrescentou ainda que, após a TV Assembleia, Lula apoiou a instalação da Rádio Assembleia e disse a Lula que o seu discurso na sessão solene seria acompanhado pelos piauienses através dessas emissoras.O presidente da Assembleia afirmou que a implantação das emissoras trouxe uma nova relação entre o Legislativo e o povo e que os programas veiculados pela TV Assembleia fortalecem a cultura piauiense. 

“Essas ações de Lula atestam a sua amizade pelo nosso Estado”, ressaltou Themístocles Filho, que concluiu seu discurso agradecendo ao ex-presidente por suas ações em favor do Piauí e do seu povo e pela amizade que mantém com os piauienses. (J.B)

 


Edição: Katya D'Angelles 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »