26/10/2015 às 21h40min - Atualizada em 26/10/2015 às 21h40min

Renomado educador Celso Antunes ministra palestra em Corrente

Evento promovido pelo Sinte/PI - Corrente reuniu professores de todos os municípios jurisdicionados

Portal Corrente

O educador Celso Antunes esteve em Corrente, no último sábado, no III Seminário de Educação, proferindo a palestra "Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender". O evento foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/PI), regional de Corrente, numa iniciativa da sua presidente Sandra Marília, oferecido aos seus associados. 

Na ocasião estiveram presentes a Superintendente de Educação do município de Corrente, Socorro Amorim, representando a Secretária Municipal de Educação de Corrente; a Diretora de Ensino do Instituto Federal do Piauí, Cleonice Moreira Lino, além de outras autoridades em educação; diversos profissionais de educação de todos os municípios jurisdicionados à regional do SINTE, em presença muito superior ao número de professores de Corrente.

Muito assediado na chegada, disposto em com um humor invejável, Antunes foi logo arrancando sorrisos da plateia: “Tirar foto com ator global não tem graça, eles são os únicos que aparecem e você some! Tirar foto com um idoso é divertido, você sem dúvida é a estrela da foto! Tirem muitas fotos, que venham as selfies!”.

O especialista falou por cerca de uma hora sobre como deve ser uma aula de verdade. “A aula representa para o professor e para o aluno, guardadas as devidas proporções, o que representa para o cirurgião o ato cirúrgico, o que representa para o arquiteto o projeto que ele apresenta. Ou seja, a essência fundamental do seu trabalho. Não é possível eu imaginar um grande professor que não seja especialista em aula”. E instigou os professores presentes a pensar se uma aula ministrada no Brasil é similar à aula que se ministra naqueles que estão muito além de nós, em termos de educação. “Em que aspectos uma aula para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio seria semelhante com a aula ministrada na Polônia, um dos países que vem se destacando na aprendizagem, ou na Finlândia, considerado pólo da Educação?”, indagou.

Contando histórias de sua vida profissional, de forma dinâmica e atraente, Antunes foi exemplificando aos professores como é possível, de forma simples, dar uma grande aula e fazer diferença na vida dos alunos. Propôs quatro mudanças, fundamentais para que esta aula envolva e estimule a inteligência dos estudantes:  O conceito de aula: o que é uma aula para os professores brasileiros; Conteúdo – a forma de trabalhar o conteúdo, contextualizado com a vida do aluno: nome de rua, a compra do supermercado, a leitura do jornal, os números do jogo de futebol; Inteligência, habilidade e competência (saber fazer) e Avaliação. “É preciso mudar e ter coragem para mudar. É preciso ser jovem, porque somente os jovens tem coragem para mudar o mundo”.

O professor destacou ainda a importância da fala no desenvolvimento da inteligência, comprovada cientificamente, sendo a melhor ferramenta para aprendizagem. “Na sala de aula nós vemos o contrário, os professores querem que os alunos fiquem no mais absoluto silêncio! Precisamos mudar essa concepção, pois a fala é a melhor maneira de aprender, mas o professor deve orientar o aluno, conduzi-lo, não deve ser uma fala dispersiva, mas com um propósito. Precisamos de um professor questionador, provocador. Ele acaba com a indisciplina e o aluno acaba virando protagonista”.

Antunes finaliza a palestra enfatizando a grande importância que o professor pode representar na vida de uma pessoa, muitas vezes por uma fala, um gesto, um conselho. “A pior carência da criança de hoje é não ter com quem falar. Se eu tivesse um único dia de vida, eu seria ouvinte”.

Ovacionado, Celso Antunes sem dúvida será fonte de inspiração para os que estiveram presentes nesta oportunidade ímpar.

Formado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), Antunes é mestre em ciências humanas e especialista em inteligência e cognição. É membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecido pela UNESCO e autor de mais de cento e oitenta livros, com tradução para diversos idiomas, além de consultor de diversas revistas.

O seu trabalho está disponível também na internet, através do site http://www.celsoantunes.com.br, além dos inúmeros vídeos publicados no Youtube. 

Sandra Marília afirma que ficou muito satisfeita com o evento. "Creio que os que estiveram presentes se deleitaram com tanto conhecimento do professor Celso Antines. Ele é encantador!". 

O Seminário de Educação promovido pelo SINTE/Corrente já se tornou uma tradição. No ano de 2013 foi a vez do renomado professor Hamilton Werneck deixar a sua marca na memória dos educadores da região. 

 


Professora Sandra Marília, presidente do SINTE, regional Corrente, idealizadora do evento


Superintendente de Educação do Município de Corrente, Socorro Amorim (à esq.) e a professora Cleonice Moreira Lino, Diretora de Ensino do IFPI


Homenagem da Tia Ceni aos professores e ao educador

Professor foi muito assediado

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »