16/11/2015 às 13h40min - Atualizada em 16/11/2015 às 13h40min

Sessão solene marca Dia de Prevenção ao Câncer de Próstata no Piauí

Requerimento apresentado pelo deputado Dr. Pessoa (PSD)

Alepi

O Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Próstata(17 de novembro) foi marcado hoje(16) no Piauí com a realização de uma sessão solene na Assembleia Legislativa atendendo requerimento apresentado pelo deputado Dr. Pessoa (PSD), que, ao falar na oportunidade, afirmou que os homens devem procurar um especialista a partir dos 45 anos de idade para evitar a doença.

 

O deputado Dr. Hélio Oliveira (PTC), que presidiu a solenidade, convidou para a mesa de honra, dentre outros, os presidentes atual e eleito da Sociedade Brasileira de Urologia, seção do Piauí (SBU-PI), médicos Giuliano Aita e Benjamin Carvalho, a presidente do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Piauí (Iapsi), Daniele Aita, e o médico José Gonçalves, membro da Sociedade Brasileira de Urologia.

 

Em seu discurso, Dr. Pessoa disse que, este ano, milhares de homens serão acometidos pelo câncer de próstata e que a doença, se for diagnosticada precocemente, tem grande chance de ser curada. “Estamos no mês denominado de Novembro Azul, por isso recomendamos que os homens procurem fazer o exame de próstata”, assinalou ele.

 

Ao falar em seguida, o urologista José Gonçalves disse que os homens devem ter uma dieta adequada, evitar o stress e diminuir a tendência ao diabetes, à hipertensão arterial e a obesidade para não contrair o câncer de próstata. O presidente da SBU-PI, Giuliano Aita, disse que, em 2016, a previsão é de que sejam registrados no Brasil 79,8 mil novos casos de câncer de próstata e ocorram 18,8 mil óbitos no país.

 

O presidente eleito da SBU-PI, médico Benjamin Carvalho, agradeceu ao deputado Dr. Pessoa e à Assembleia Legislativa a realização da sessão solene. O deputado João de Deus (PT), líder do Governo, pediu a palavra para sugerir que a Assembleia realize uma audiência pública para discutir a prevenção do câncer de próstata com a participação do secretário estadual de Saúde, Francisco Costa.

 

J. Barros - Edição: Caio Bruno

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »