10/12/2015 às 10h26min - Atualizada em 10/12/2015 às 10h26min

Dr. Hélio Paranaguá doa 1.000 mudas de mangabeira para revitalização de áreas degradadas

Associações de pequenos produtores rurais dos Pastores e do Boqueirão do Riacho Grande

Ascom

O pecuarista e secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Corrente, Dr. Hélio Paranaguá, fez uma doação pessoal de mil mudas de mangabeiras  (Hancornia speciosaao município de Corrente. Tais mudas de árvores serão repassadas às associações de pequenos produtores rurais das localidades Pastores e Boqueirão do Riacho Grande, zona rural do município.

De acordo com o pecuarista, o objetivo é estimular os moradores a recuperarem as áreas degradadas por incêndios. “Estas duas regiões estão localizadas próximo à escarpas de serras e ano a ano sofreram sucessivos incêndios, que causaram danos permanentes à vegetação. A mangabeira é uma árvore típica deste tipo de relevo e com o plantio da espécie estaremos estimulando a revitalização das áreas degradadas, além de viabilizar uma interessante fonte de renda aos pequenos produtores rurais, uma vez que a mangaba é um fruto com valor comercial”, explica Dr. Hélio.

Todas as mudas foram adquiridas em Brasília/DF e possuem certificado de origem, o que garante que estão livres de pragas e doenças.

Para efetuar o plantio, o engenheiro agrônomo da prefeitura irá até às duas localidades para orientar os moradores sobre como o plantio deve ser efetuado e qual a forma correta de cuidar das plantas. “Neste primeiro momento a doação é destinada aos moradores da escarpa da serra. Num segundo momento penso em viabilizar o plantio da espécie na própria serra que divide as duas localidades, fazendo a revitalização de toda a região”, conta o pecuarista.

A entrega das mudas aos moradores da localidade Pastores será feita no próximo sábado (12), durante a solenidade de inauguração da ampliação do sistema de abastecimento da região.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »