30/12/2015 às 18h38min - Atualizada em 30/12/2015 às 18h38min

Associação de Bares lança campanha após prejuízos devido à falta de energia

Movimento tem por objetivo chamar a atenção da sociedade e da Eletrobrás para o problema

Cidade Verde

Após os prejuízos gerados pelas constantes quedas de energia registradas nas últimas duas semanas, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel - iniciou campanha em Teresina para chamar a atenção da sociedade e da Eletrobras para a situação. A campanha pede à distribuidora que deixe os empresários trabalharem. "Nossa ideia é entrar com uma ação na Justiça, porque somos lesados constantemente, de várias maneiras, prejudicando tanto a recepção e o bem estar do cliente, como os alimentos, que se estragam com a falta de energia. Nesse ano, a falta de luz começou antes das chuvas. Queremos convocar a população a participar também, através da hashtag #exigimosprovidencias", explica o empresário Gunnar Campos.

 

Gunnar Campos

Em um bar da cidade, os prejuízos somaram R$ 15 mil, após a energia faltar por quase 24 horas. Picolés ficaram derretidos e carnes e frios tiveram que ser transferidos para não estragar. "Todos estamos revoltados, os prejuízos são bastante consideráveis", diz o gerente Carlos Alberto Silva, acrescentando que os funcionários e os clientes tiveram que ser dispensados duas vezes em menos de duas semanas.  A preocupação dos empresários é que a energia falte na noite de Réveillon, próxima quinta-feira, quando há 80% de possibilidade de chover. Alguns donos de estabelecimentos optaram por comprar um gerador de energia. "Fui obrigada a fazer isso, e ainda sabendo que no próximo ano vou ter que comprar um gerador que abranja toda a necessidade da casa", contou a empresária Sayonara Holanda, que investiu R$ 7 mil em uma máquina que não foi suficiente para atender à demanda energética do estabelecimento.

Em resposta, a Eletrobras Piauí informou que só tomou conhecimento dos problemas enfrentados no bar que passou quase 24 horas sem energia por volta das 11h de hoje (29) e que já enviou equipes para solucionar o problema. Disse ainda que as quedas de energia foram provocadas pelas chuvas, que afetaram nove alimentadores das subestações da cidade, mas que várias equipes estão trabalhando para solucionar os casos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »