15/01/2016 às 15h52min - Atualizada em 15/01/2016 às 15h52min

Inscrições para o intercâmbio Euroinka estão abertas até 07 de fevereiro

São 182 vagas para estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, pessoal acadêmico e administrativo.

CCOM

A Direção de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) informa aos estudantes, técnicos administrativos e servidores interessados em participar do intercâmbio Euroinka, que as inscrições estão abertas até 7 de fevereiro. São 182 vagas para estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, pessoal acadêmico e administrativo. Constituem o grupo de instituições que participam do programa 7 universidades europeias e 13 latino- americanas. O projeto Euroinka é realizado por meio do Programa Erasmus Mundo e financiado pela Comissão Europeia.

O Euroika é uma mobilidade que envolve diversos países do mundo. Cada país oferece um edital para receber ou mandar estudantes para outras universidades e cada uma dessas instituições dispõe de um edital. Os interessados em participar do projeto de intercâmbio “Euroinka” devem ter conhecimento sobre documentação exigida para homologação das inscrições no mesmo.

A proposta de mobilidade varia de acordo com a instituição que oferece o intercâmbio e as modalidades (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, pessoal acadêmico e administrativo). O candidato deve analisar as características do edital para a universidade que deseja pleitear a vaga. “Alguns modelos de projetos são oferecidos pelas instituições de intercâmbio. O candidato pode entrar em contato pelo e-mail disponível no edital da IES solicitando as aplicações”, explica a diretora da DRI , Nadja Caetano.

De acordo com a diretora, a tradução de documentos oficiais, como histórico escolar e a declaração de matrícula são feitos obrigatoriamente pela DRI. O candidato deve dar entrada ao processo no Protocolo Acadêmico da Uespi, com o intervalo mínimo de 7 dias úteis. A carta de suporte ou de recomendação deve ser emitida e assinada pelo coordenador do curso que estuda. Após a assinatura, o coordenador deve enviar o documento, via e-mail, para a DRI, a fim de que seja vertido para o idioma condizente à universidade pretendida pelo graduando; o coordenador deve assinar também o documento traduzido . Se o candidato desejar alguma declaração emitida pela DRI, deve entrar com o mesmo processo no Protocolo Acadêmico.

Para se inscrever, o candidato deve preencher um formulário online, disposto no site. É necessário anexar ao formulário uma cópia digital dos seguintes documentos: RG, passaporte, histórico acadêmico, diploma (para candidatos graduados), declaração de honra do requerente (disponível no site para download), entre outras declarações emitidas pela universidade. Caso o candidato se enquadre, é necessário ainda anexar documentos que comprovem deficiência física, situação econômica vulnerável e situação de refugiado. As informações estão disponíveis no site do intercâmbio.


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