11/02/2016 às 16h17min - Atualizada em 11/02/2016 às 16h17min

Mais de 250 profissionais da Educação participaram da Jornada Pedagógica em Corrente

Evento reuniu grandes nomes da área no Piauí, que apresentaram palestras e oficinas aos educandos

ASCOM

A Prefeitura de Corrente, através da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura (SEMEEC), promoveu entre os dias 2 e 5 de fevereiro a Jornada Pedagógica  2016, com a participação de mais de 250 profissionais, envolvendo diretores, professores e coordenadores em palestras e oficinas com temas pontuais da área da educação, além de apresentar o planejamento para o ano de 2016.

A palestra realizada no dia 3 foi ministrada pelo professor Carlos Eduardo Soares Rodrigues, diretor da Unidade Escolar no Centro de Tempo Integral Professor Raldir Cavalcante Bastos, no conjunto Renascença II, na zona Sudeste de Teresina, escola referência no Piauí que zerou a evasão por três anos, tem índice de aprovação 96,7% e passou o IDEB de 2,8 há sete anos para 7,1.

Segundo o professor, o importante é respeitar as individualidades dos estudantes, planejar cuidadosamente o ambiente e as atividades escolares, além envolver os pais na educação dos seus filhos.

No dia 4, a professores Cleonice Moreira Lino falou sobre a Base Nacional Curricular Comum, destacando a importância da participação dos profissionais que estão diretamente envolvidos na prática diária dos processos educativos na discussão sobre a elaboração do documento. “Quem está diariamente em sala de aula é que sabe o que é fundamental um estudante saber, não importa em que lugar do país ele estude”, enfatizou.

Na mesma manhã, o professor Cleverson Moreira Lino ministrou uma palestra sobre Equilíbrio Docente e a necessidade dos professores darem atenção aos diversos aspectos de sua vida, evitando a sobrecarga de trabalho em detrimento da boa convivência familiar ou com os amigos, dos momentos de lazer e até da espiritualidade, sob o risco de comprometer a saúde e o próprio desempenho profissional.

À tarde, a oficina “Escola pública como espaço de promoção e aprendizagens: Práticas de inclusão e combate à violência” foi direcionada especialmente aos coordenadores e diretores.

Na manhã de sexta-feira (5), o professor Isaque Folha, que também é pedagogo e músico, apresentou a sua obra literária Cantigas de Valor, que propõe uma abordagem diferenciada de músicas folclóricas tradicionais infantis, inspirada por princípios cristãos. “Acredito que a escola precisa resgatar alguns valores que estão sendo esquecidos pela sociedade e nada melhor do que o maior pedagogo de todos os tempos para inspirar este trabalho, que foi Jesus Cristo”!

A Superintendente de Educação, Socorro Amorim, faz um balanço positivo da jornada. “Para o ano de 2016 nós preparamos um grande evento para os profissionais da educação do município de Corrente, com a vinda desses palestrantes que falaram dos temas mais atuais da área, focando principalmente no profissional. Nos preocupamos com as crianças, e muito temos feito e investido para o seu crescimento, mas este ano demos uma ênfase especial ao professor neste evento. Com a vinda do professor Soares, por exemplo, quisemos demonstrar que é possível sim sair de um IDEB de 2,8, como é o nosso, para 7,1 – resultado de uma iniciativa de um professor. O professor Cleverson abordou outra questão fundamental, que é o equilíbrio docente e como chegar até ele, com resultados que vão refletir no desempenho das crianças”.

“Este foi o pontapé inicial do ano de 2016, que será um ano de resultados onde nós vamos colher o trabalho que temos feito nestes três primeiros anos e este foi o início que a SEMEEC quis oferecer aos profissionais”.


Premiação do concurso Minha Escola é a Mais Florida. Vencedora: Escola Claudenor Rodrigues de Melo


Palestra com a Dra. Geiza de Queiroz Andrade sobre Açõesde Combate ao Aedes Aegypti



 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »