13/12/2015 às 21h04min - Atualizada em 13/12/2015 às 21h04min

Comissão do Meio Ambiente discute formação de Comitê do Parnaíba

Alepi

Com a participação de deputados estaduais, Governo do estado do Piauí, representantes do CREA- PI , OAB-PI, e outros setores da sociedade civil a Comissão Pró-Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba se reuniu para definir a fase final de elaboração da proposta de trabalho a ser enviada ao Conselho Nacional dos Recursos Hídricos, em Brasília.


A informação é do técnico Avelar Dasmaceno Amorim, um dos membros da comissão instalada em nosso estado. Já participaram de quatro reuniões do Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba os estados do Piauí, Maranhão, além das cidades de Timon, São Luís, Araiozes e Balsas. Do Piauí participam da comissão na Assembleia Legislativa, deputados, o CREA, OAB -PI, Agespisa e Justiça. Já foi realizado um Seminário na Assembleia Legislativa. Está previsto uma audiência pública em Brasília, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

Está confirmada uma reunião conjunta dia 20 de dezembro, em Fortaleza, com o objetivo de discutir a proposta de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba e representantes do Piauí, Ceará e Maranhão.

 

Metas - A meta de trabalho com representantes dos estados e municípios deverão estabelecer o programa de monitoramento da qualidade da água. Também será de responsabilidade do Comitê da Bacia do rio Parnaíba, obras no setor de saneamento e dos resíduos sólidos. O Comitê deverá funcionar com várias Câmaras técnicas para subsidiar a diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba.


Está confirmada, ainda, a criação da Agência Dágua com vários órgãos públicos do executivo e membros da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi). O Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba receberá investimentos estaduais, federais de origem internacional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »