27/12/2015 às 21h50min - Atualizada em 27/12/2015 às 21h50min

Evaldo Gomes lamenta as mais de 300 mortes ocorridas na Maternidade Evangelina Rosa

Alepi

Durante a sessão do dia 21 da Assembleia Legislativa, o deputado Evaldo Gomes (PTC) lamentou as mais de 300 mortes ocorridas na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, de parturientes e recém-nascidos, mostrando grande preocupação com o problema.

O parlamentar apresentou dados apresentados pela própria maternidade, sobre o número de mortes registradas este ano, com 313 bebês e de 12 mães. “Nunca tinha ocorrido isso, naquela Casa. São trezentos e treze bebês que morreram só nesse ano”, enfatizou. Evaldo Gomes solicitou aos deputados da Comissão de Saúde da Alepi, para que façam uma visita à maternidade. 

O presidente Themístocles Filho interviu e e fez um relato dos componetes da Comissão de Saúde, citando todos os nomes. O presidente sugeriu que Evaldo Gomes reúna os membros da comissão para irem até a Maternidade. Evaldo Gomes sugeriu que não só os membros da Comissão de Saúde, mas também os demais parlamentares, podem fazer parte da equipe que irá visitar a maternidade às 9h30 desta terça-feira, dia 22. 

“Nós temos que encontrar uma solução para o problema. Temos um problema grave. Nós temos o ministro da Saúde, aqui do Piauí, o deputado Marcelo Castro, e proponho a Vossa Excelência ir até o ministro da Saúde, para solicitar ajuda nesse sentido”, reiterou Evaldo Gomes.

 

O parlamentar Georgiano Neto (PSD) reivindicou um centro de hemodiálise para o municíopio de Barras, onde há um grande número de pessoas que necessitam dos serviços médicos. O deputado lembrou ainda, que muitos pacientes, quando necessitam de hemodiálise, são obrigado a se deslocar para Campo Maior ou Teresina. O parlamentar disse que irá elaborar um requerimento solicitando o benefíco para Barras, onde acontecem incêndios. E solicitou a instalação de uyma unidade do Corpo de Bombeiros no município.

 

 

O deputado Rubem Martins (PSB) mostrou sua preocupaçãp com o Seguro Garantia Safra, que segundo ele, ainda não foi pago a 79 dos 206 trabalhadores que faltam receber o benefício. “Externo minha preocupação e faço um apelo para o Governo do Estado, para que resolva esse problema”, disse o parlamentar, que também fez uma apelo para que a Fetag e os trabalhadores se manisfestem em relação ao problema.

 

 

Dr. Pessoa se mostrou indignado com a situação em que se encontra a saúde pública no país e no Piauí, destacando as dificuldades enfrentadas por muitos pacientes que precisam se deslocar de suas cidades para Teresina, mesmo sem condições econômicas e até físicas. “O que tem de pacientes em estado grave, precisando de tratamento cirúrgico é muito grande. Em sua maioria, são pessoas de família humilde, que precisam do sistema público de saúde e que não têm condição de serem beneficiados. Pessoa também falou sobre a emenda parlamentar impositiva de sua autoria destinada ao município de Água Branca.
 

Mais uma vez o deputado Luciano Nunes (PSDB) apelou ao Govenro do Estado para que retome as obras do viaduto da Tabuleta, localizado na zona Sul de Teresina. O parlamentar enfatizou que essa é a obra de maior importância, não só para os teresineneses, mas também para pessoas de outros Estados, que precisam daquele acesso. “A obra do Balão da tabuleta é de grande importância para a mobilidade urbana”.

 

Texto: Lindalva Miranda
Fotos: Caio Bruno
Edição: Paulo Pincel 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »