12/02/2016 às 08h40min - Atualizada em 12/02/2016 às 08h40min

Evaldo Gomes cobra esclarecimentos sobre resolução do TSE

Alepi

O deputado Evaldo Gomes (PTC) se pronunciou hoje (11) na tribuna da Casa e ressalto que o Tribunal SuperiorEleitoral (TSE) deve prestar esclarecimentos sobre a resolução quedispõe sobre mudanças nas regras eleitorais de 2016. Ele disse que a medida do TSE é confusa quando trata sobre lançamento de candidaturas nos municípios em que os partidos tenham apenas comissões provisóriase não diretórios.


Evaldo Gomes afirmou que a resolução interfere nos assuntos internos dos partidos que devem ser independentes no que se refere aos seus candidatos a prefeito e vereador no pleito deste ano. “A medida é correta porque visa combater as siglas de aluguel, mas acredito quenão se deveria mudar as regras do jogo com a partida em andamento”, acentuou ele.


Em aparte, o deputado Edson Ferreira (PSD) disse que a direção dos partidos pode ser exercida tanto pelo diretório como pela comissão provisória, por isso, em sua opinião, a decisão do TSE não prejudicará os partidos. O deputado Antônio Félix (PSD) afirmou que as mudançasnas regras eleitorais devem ocorrer um antes do pleito, enquanto a resolução do TSE foi publicada em dezembro passado.


Os deputados Marden Menezes, vice-presidente da Assembleia Legislativa e presidente regional do PSDB, e Luciano Nunes (PSDB), concordaram coma opinião do deputado Edson Ferreira. Luciano Nunes defendeu, também, que o TSE divulgue uma nota prestando esclarecimentos sobre o assunto. O deputado João de Deus (PT), líder do Governo, declarou que  aresolução estabelece prazo até as convenções para que os partidostransformem as comissões provisórias em diretórios.


Evaldo Gomes disse que irá a São Paulo para uma reunião do seu partido quando a resolução do TSE será debatida. “Também, debateremos sobre as eleições municipais e posso adiantar que o meu partido lançará candidatos em vários municípios piauienses, como Parnaíba, com odeputado Dr. Hélio, e Campo Maior, o que, também, está previsto para Teresina”, ressaltou ele. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »