06/06/2016 às 07h33min - Atualizada em 06/06/2016 às 07h33min

Prefeitura de Corrente inaugura Unidade de Saúde no bairro Aeroporto

UBS passou por grande reforma e ampliação

Viviane Setragni
ASCOM

A Prefeitura de Corrente, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, realizou, na manhã do último sábado, a solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde Evandro Reis da Silva, no bairro Aeroporto I. A unidade, que passou por obras de reforma e ampliação, está totalmente estruturada para atender as comunidades dos bairros aeroporto I e II com uma equipe completa de Saúde da Família, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e serviços gerais.

O prédio conta hoje com a estrutura completa, conforme os padrões do SUS, com recepção, sala de acolhimento, sala de imunização, farmácia, enfermaria, gabinete odontológico, consultórios médicos, copa, área de serviço e banheiros com acessibilidade.

Na solenidade realizada neste sábado, além do descerramento da placa, o prefeito Jesualdo Cavalcanti, acompanhado pelos familiares do homenageado e pela comunidade, tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da nova unidade que estará aberta à comunidade a partir desta semana.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti registrou as seguintes palavras: “Esta obra compõe um conjunto de seis unidades que foram reconstruídas, pois estavam muito deterioradas, algumas praticamente construídas. Dia 18 iremos inaugurar uma obra da maior importância, na Santa Marta, que é a Unidade de Saúde Ferreira Maciel.”

“ O dinheiro na nossa administração rende, porque aqui não se furta nem se deixa furtar e quando o dinheiro não dá encolhe-se a despesa, corta-se até salário para que tenhamos condições de cumprir com os compromissos estabelecidos em praça pública e em documento registrado em cartório, trabalhando de manhã de tarde e de noite. E é assim que o gestor público deve ser. Parabéns à comunidade do Aeroporto e que essa nova unidade de saúde possa garantir o acesso aos serviços básicos de saúde da comunidade!”

Dr. Evandro Reis, filho do homenageado, registrou as seguintes palavras: “esta unidade não pertence simplesmente à prefeitura de Corrente, ela é uma propriedade da comunidade do aeroporto e como tal, devemos protegê-la, conservá-la como a nossa própria casa, pois o dinheiro gasto para construí-la não foi gerado pela prefeitura e sim pelo nosso suor, pagando impostos.  É com essa visão que devemos enxergar a coisa pública: como nossa.Nesta perspectiva gostaria de parabenizar o prefeito Jesualdo Cavalcanti pela excelente gestão frente à prefeitura, um exemplo de organização, dedicação e empenho com foco em resultado. O senhor quebrou um paradigma: mostrado a nossa comunidade e aos demais gestores locais e de cidades vizinhas que com os parcos recursos, dito por eles, muito se pode fazer. Que o senhor continue sendo o exemplo do verdadeiro gestor público”

“Gostaria ainda de destacar o trabalho do ex-secretário de saúde de Corrente,  meu irmão Edivaldo Cavalcante Reis, que se entregou de corpo e alma na gestão dessa secretaria, conseguido implantar todos os programas do Ministério da Saúde, sem exceção; com tamanho empenho, galgou o título dos dez melhores gestores de saúde das regiões norte e nordeste. Morreu com certeza feliz como gestor público, pois trabalhando em prol da comunidade, conseguiu o reconhecimento de toda a população de Corrente como melhor secretário de saúde local. Muito obrigado”.

No dia 10 de junho, próximo sábado, a Prefeitura de Corrente inaugura a Academia de Saúde, ao lado do Terminal Rodoviário Sebastião Barros, a partir das 9h. Toda comunidade é convidada  a prestigiar.

Biobrafia de Evandro Reis da Silva:

Nascido em 9 de abril de 1923 na cidade de Balsas do Maranhão, Evandro foi o terceiro filho, dentre sete, do casal Raimundo Nonato da Silva e Edith Reis. Ainda cedo interrompeu os estudos para trabalhar com seu pai vendendo remédios no norte do Goiás, hoje Tocantins, bem como transportando gado para Balsas. Aos 22 anos veio para o estado do Piauí vender joias no garimpo de Gilbués. Nesta época, permanecendo no comércio de joias e também no de tropa de animais, transportando sal e alimentos de primeira necessidade de Santa Rita e Formosa do Rio Preto na Bahia, Evandro Reis chega à Corrente, onde estabelece moradia. Em 1948 foi nomeado prefeito de Corrente pelo governador Rocha Furtado. Neste mesmo ano casou-se com Zuleide Cavalcante Lemos, terceira filha de Raymundo Paraguaçu de Lemos e Luiza Cavalcanti Borges, com quem teve quatro filhos: Edivaldo, Raimundo, Luiza Edite e Evandro Filho. Homem batalhador, em 1950 iniciou seus anos de dedicação a uma área rural, hoje fazenda Santa Luzia, inicialmente com a agricultura, que com o passar dos anos evoluiu para criação de gado zebu. Ao mesmo tempo trabalhou nos Correios e Telégrafos, como supervisor técnico da repartição e aposentou-se após 35 anos de serviço. Evandro sempre empenhou-se em prover para os quatro filhos condições dignas de estudos, uma vez que vislumbrava na educação o futuro de seus descendentes, formando três administradores e um médico. Foi eleito vereador de Corrente de 1982 a 1986, chegando à presidência da Câmara Legislativa Municipal. Faleceu em 2002 em decirrência de uma efisema pulmonar.


Vereadora Valéria Lemos, autora do projeto de lei que homenageou Edvaldo Reis da Silva

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »