09/06/2016 às 00h31min - Atualizada em 09/06/2016 às 00h31min

Servidores da Adapi de Corrente realizarão grandioso ato de greve nesta sexta-feira (10)

Viviane Setragni
Portal Corrente

Os servidores da Adapi de Corrente realizam na próxima sexta-feira, 10 de junho, um grandioso ato de greve, com a presença confirmada, além dos servidores, de diversos produtores rurais do município e região, revendedores agropecuários, pecuaristas, Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, bancos de fomentos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Corrente e negociadores de gado dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, impedidos de viajarem para seus estados de origem por conta da greve que inviabiliza a emissão da Guia de Transporte Animal (GTA).

Em greve no estado desde o dia 18, os servidores reivindicam na sua pauta a exclusão da ADAPI da Lei 6772/16 que retira direitos dos servidores, melhoria de condições de trabalho, aprovação do Projeto de Lei de Alteração do Plano de cargos e fim da indicação política para cargos da área técnica e reestruturação da autarquia.

"Estamos assistindo uma doença que há anos não era identificada no Piauí, o Mormo, voltar a aparecer em equinos desde o ano passado. Há casos confirmados em Campo Maior, em Bom Jesus, um caso confirmado em Curimatá e uma suspeita em Avelino Lopes. Essa doença transmissível ao homem é fatal. Estamos vendo os recursos para a fiscalização da área animal e vegetal e fiscalização do uso de agrotóxicos e afins caírem consideravelmente o que põe em risco a saúde da sociedade".

"Além disso, as condições de trabalho dos servidores que atendem a população chegam a ser desumanas em vários escritórios espalhados pelo Estado, alguns não possuem água ou banheiro para o servidor. Faltam materiais de atendimento a notificação de doenças, equipamentos de proteção aos profissionais que frequentemente se expõe a doenças transmissíveis ao homem. Contamos a compreensão dos criadores e produtores rurais e seu apoio por entendermos que a nossa luta não é só dos servidores da ADAPI, mas sim de toda a sociedade", coloca o médico veterinário Loeonan Nogueira Meireles, fiscal agropecuário.

O ato está marcado para ter início a partir das 8h da manhã, a partir do Parque de Exposição Alberto Tavares Silva, de onde o comboio composto por carros, motos, caminhonetes, caminhões boiadeiros e até cavaleiros irão percorrer as principais ruas da cidade de Corrente, chamando a atenção da comunidade para as reivindicações.

Em praça pública está prevista ainda uma manifestação dos grevistas, com a apresentação dos motivos da greve e com a participação confirmada de agentes bancários.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »