22/06/2016 às 14h14min - Atualizada em 22/06/2016 às 14h14min

Cirurgias de catarata começam a transformar vidas no Programa Olhar Bem

Pessoas diagnosticadas com a doença devem procurar o estande da Secretaria de Saúde, em frente à prefeitura de Corrente

Viviane Setragni
ASCOM

O Programa Olhar Bem iniciou os primeiros atendimentos na manhã desta quarta-feira, 22 de junho, no município de Corrente. Escolhida como sede para atender a pacientes diagnosticados com catarata, advindos de 22 municípios da região das Chapadas das Mangabeiras, a cidade de Corrente já realiza no dia de hoje 100 cirurgias, transformando a vida de idosos, muitos deles praticamente cegos.

Uma das pacientes atendidas na manhã de hoje foi a dona Francisca Liberato de Souza, de 80 anos, moradora da cidade de Barreiras do Piauí. Há três anos a idosa foi diagnosticada com catarata no olho direito e aguardava pela oportunidade de realizar uma cirurgia, que não tinha perspectiva de quando iria se concretizar, por causa da idade avançada, que dificultava a viagem para um grande centro urbano. Por conta do glaucoma no olho esquerdo, dona Francisca há muito tempo não enxergava quase nada, sendo dependente de terceiros para quase tudo.

 

Exame ambulatorial é realizado antes da cirurgia
 

Ao sair da sala de cirurgia, a idosa já podia enxergar novamente o mundo, embora ainda um pouco embaçado por causa do colírio. “Deus há de abençoar essas pessoas que trouxeram esse programa pra cá, eu nunca que ia fazer essa cirurgia na minha vida”, agradeceu emocionada a idosa.

A coordenadora do programa no estado do Piauí, Rosélia Carvalho Moura Barbosa, explica que o idoso recebe todo auxílio, desde o momento em que é recebido. “Assim que o idoso chega ele é recebido por uma grandiosa estrutura, que lhe dará a total garantia que em nenhum momento ele ficará em pé. Ele faz uma pré-consulta, onde já é feito um prontuário, que fica em rede, e ele é encaminhado para a consulta no ambulatório, que é realizada num nos consultórios da carreta”.


Em todos os momentos os idosos são acompanhados pelos atendentes
 

“Conforme o procedimento que será realizado, esse paciente recebe uma pulseira no braço respectivo ao olho, podendo ser uma limpeza com Yag laser, para pessoas que já realizaram a cirurgia de catarata, o ultrassom, a cirurgia em si ou casos mais graves. A partir daí, a pessoa já é encaminhada para a cirurgia. No pós operatório ela recebe as orientações sobre a limpeza e o colírio que deverá ser passado por 30 dias, assim como o retorno, que deve ocorrer no dia seguinte. Se tudo der certo, em 30 dias a pessoa fará uma nova consulta, sendo que todo o processo é totalmente gratuito, sem nenhum custo para o paciente”, ressalta.

Na manhã de hoje já foram atendidos pacientes dos municípios de Monte Alegre, Sebastião Barros, Parnaguá, Cristalândia do Piauí, Gilbués, Barreiras do Piauí e Avelino Lopes.


Idosas recém-operadas recebem orientações

A coordenadora do Programa de Saúde da Família, Bianca Franco, destaca que os idosos que tenham dificuldade para ler ou pessoas que já tenham sido diagnosticadas com catarata traumática ou congênita, independentemente da idade, devem procurar o estande verde da Secretaria Municipal de Saúde, localizado no pátio da Prefeitura de Corrente, para agendar atendimento. “Esta é uma oportunidade única para as pessoas com catarata terem o seu problema resolvido de forma definitiva, com tecnologia de ponta”, enfatiza. Os atendimentos acontecerão até a próxima sexta-feira (24).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »