27/06/2016 às 15h43min - Atualizada em 27/06/2016 às 15h43min

Hospital Regional de Corrente implementa Farmácia de Medicamentos Especializados

População poderá ter acesso a medicamentos de alto custo, utilizados em tratamentos prolongados

Viviane Setragni
Portal Corrente

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí acaba de implementar mais um serviço no Hospital Regional de Corrente: trata-se da Farmácia de Medicamentos Especializados, que tem por objetivo atender a demanda de medicamentos de alto custo, prescritos por médicos especialistas e que não são atendidos pela Atenção Básica do SUS, portanto não são distribuídos nas unidades de saúde dos municípios.

Nesta segunda-feira (27), o Diretor de Assistência Farmacêutica do Estado, Dr. Jean de Sousa Batista, esteve no hospital, reunido com a diretora Lindaura Perpétua Cavalcante, e com a equipe que fará parte da Farmácia com o objetivo de discutir os protocolos e procedimentos a serem realizados para o efetivo funcionamento do programa no município de Corrente.

“O funcionamento da Farmácia de Medicamentos Especializados é um grande alívio para muitos pacientes, pois ela atende a uma demanda de 85 enfermidades constantes no PCDT. Entre elas nós podemos destacar patologias renais, acne grave, esquizofrenia, asma grave, retocolite, anemia falciforme, artrite, epilepsia, puberdade precoce, hormônio do crescimento, enfim, são medicamentos de alto custo que poderão ser disponibilizados aqui mesmo no Hospital Regional, desde que seguidos todos os trâmites necessários”, destaca dr. Jean.

Para ter direito ao medicamento, o paciente deverá trazer a prescrição do médico especialista e documentação pessoal até a Farmácia de Medicamentos Especializados, que terá seu atendimento das 14h às 18h. “Essa documentação, assim como a prescrição do médico especialista será avaliada pelo Dr. Helder de Souza Aires, que será o farmacêutico responsável pela farmácia. Se tudo estiver certo, o paciente será cadastrado no sistema Horus e uma vez por mês os medicamentos serão enviados para o município. A cada três meses os pacientes deverão apresentar os exames solicitados ou em casos mais graves, todos os meses, para continuar recebendo os medicamentos”, explica.

Dr. Jean de Sousa Batista comemora a vinda da Farmácia de Medicamentos Especializados para Corrente, o que considera uma vitória da atual gestão do estado. “Estamos cumprindo uma promessa que assumimos com o Ministério Público, ha dois meses, de implementar o serviço em Corrente. Fora Teresina, que atende 12 mil pacientes, temos agora mais oito cidades no estado oferecendo o serviço de forma independente, atendendo no total 18 mil pacientes”.

O médico conta ainda que já há vários pacientes de Corrente que hoje são atendidos na unidade de Bom Jesus que já concordaram em migrar para Corrente. “Fica muito mais cômodo e menos dispendioso para o paciente. Além disso, como a receita precisa obrigatoriamente ser prescrita por médico especialista, os municípios da região já podem considerar a hipótese de contratar profissionais especialistas”, frisa”.

De acordo com a diretora do hospital, o serviço já estará disponível a partir desta terça-feira (28), das 14h às 18h. “Todos os casos serão recebidos pela nossa assistente administrativo Ermita Figueiredo da Silva e analisados pelo nosso farmacêutico, o Dr. Helder de Souza Aires”, pontua Lindaura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »