15/07/2016 às 10h22min - Atualizada em 15/07/2016 às 10h22min

Prefeitura de Corrente lança programa de melhoramento genético de bovinos para pequenos produtores rurais

Viviane Setragni
ASCOM

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Corrente realizou o lançamento, na tarde desta quinta-feira (14), de um programa inédito de melhoramento genético de bovinos, voltado exclusivamente às associações rurais. O evento aconteceu no estande do Associativismo Rural na prefeitura de Corrente.

De acordo com o Dr. Hélio Paranaguá, secretário da pasta e idealizador do projeto, o programa tem por objetivo proporcionar aos pequenos produtores rurais de Corrente a oportunidade de melhorar geneticamente o seu rebanho, nas mesmas proporções que os grandes produtores rurais têm acesso. “De nada adianta os grandes  produtores crescerem sem pensar no pequeno, que está à sua volta. Nós temos a obrigação de contribuir para o crescimento de todos. Esperamos sinceramente que o exemplo de Corrente seja seguido por outros municípios do estado”, reforça.

Para a execução do programa, grandes produtores rurais da região fizeram a doação de reprodutores que foram doados às associações devidamente cadastradas e em dia, que aos poucos farão o melhoramento genético do rebanho de todos os associados. Dr. Hélio faz questão de destacar que participarão do programa apenas os produtores rurais que tiverem o perfil exigido. “Há os grandes produtores, que embora estejam associados, não tem necessidade de participar do programa”, reforça.

Posteriormente ao lançamento do programa, foram sorteadas  quatorze novilhas entre as associações não contempladas com os reprodutores, além  como forma de incentivo aos agricultores. Além disso, a associação com maior número de participantes presentes nas capacitações desta quinta, do Riacho Grande, foi contemplada com um rolo de arame e um pulverizador.

O Gerente de Apoio ao Pequeno Produtor Rural e Agricultura Familiar, Ricardo Lago, comemora o sucesso do lançamento do programa. “Esse é o ponto mais alto que nós chegamos desde o início da gestão! Quando assumimos não havia nenhuma associação legalizada, hoje são mais de vinte, tudo isso graças a um trabalho intenso de conscientização e mobilização para mudar a cultura e dar a oportunidade para o pequeno produtor rural de Corrente. Esse evento de hoje foi um verdadeiro sucesso, comemorado por todos os produtores rurais aqui presentes, que enalteceram a gestão, e nos sentimos realizados pelo trabalho realizado ao longo destes anos”.

Ao final do evento, o secretário Dr. Hélio Paranaguá foi pessoalmente com os produtores rurais aos estábulos para apresentar os reprodutores e as novilhas que foram sorteadas.

Contribuíram com a doação dos animais reprodutores os pecuaristas João Cavalcanti Barros, Ibaneis Júnior, Lourival Sales Parente, João Madison Nogueira e Hélio Paranaguá.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »