15/07/2016 às 11h42min - Atualizada em 15/07/2016 às 11h42min

Pequenos produtores rurais de Corrente participam de evento com IFPI e Emater sobre compra direta durante 41ª ExpoCorrente

ASCOM

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (14),no estande do Associativismo Rural da 41ª ExpoCorrente, uma palestra com agricultores familiares  sobre o processo de compra de produtos da agricultura familiar por meio da modalidade Chamada Pública.

A palestra foi promovida pelo Instituto Federal em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater e teve como objetivo esclarecer aos agricultores sobre o beneficio de venderem seus produtos através da Chamada Pública, além de despertar sobre a importância na formação de grupos formais e informais.

Segundo o palestrante Flávio  Sousa, do IFPI, é importante antes mesmo da venda dos produtos que os agricultores possam conhecer  a instituição que eles pretendem oferecer sua produção para que possam se organizar, a fim de atender as demandas da Instituição.  “Conhecendo a demanda do órgão eles podem se organizar de maneira que cada um possa ofertar um produto, assim a  instituição terá todos os alimentos de que necessita para a merenda dos alunos.  Antes é feita uma pesquisa de mercado, e só assim, são lançados os valores de cada produto, ele não pode ser muito alto, nem muito abaixo.  Este tipo de compra exclui o papel do atravessador e facilita a vida de quem vende, dando oportunidades de ganho justo para cada agricultor familiar”, completou Flávio Sousa.

A Chamada Pública prioriza que 30% dos alimentos sejam oriundos da agricultura familiar, visando fortalecer a agricultura local, estimular o cooperativismo/ associativismo, além de resolver o problema da entrega, pois antes os produtos eram comprados de fora, de dentro da comunidade é mais fácil, pois os alimentos estarão mais próximos. 

Para participar, o agricultor tem que ser local e apresentar um projeto que atenda as necessidades  do edital. Os alimentos são comprados via PAA  e Pnae.

O Emater atua na Chamada Pública através do acompanhamento dos agricultores, apresentando neste caso específico, ao órgão que pretende lançar a Chamada Pública que se dará através de um processo de dispensa de licitação. 

Segundo o coordenador regional do Emater, Roberto Ferreira, a compra será feita para as associações e grupos formais. Ele alertou para a necessidade da união dos agricultores na hora de atender a demanda.  “O Emater se coloca à disposição para a elaboração  do plano de vendas. Cada agricultor pode atender a demanda ofertando um gênero  específico”, completou.

Na ocasião, a prefeitura municipal de Corrente lançou o edital da Chamada Pública para gêneros da agricultura Familiar.  O edital fica aberto até o dia 15 de agosto. Mais informações na prefeitura de Corrente. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »