06/10/2016 às 12h12min - Atualizada em 06/10/2016 às 12h12min

Acervo de leis da Assembleia desde 1.835 será digitalizado

Alepi

Em dezembro deste ano, a área de tecnologia da  Assembleia Legislativa do Piauí conclui o trabalho de digitalização do acervo de documentos e do arquivo de leis desde a fundação do Poder Legislativo do Piauí desde 1.835. O trabalho foi iniciado em agosto último.

O objetivo é preservar a documentação original e, com isso, facilitar o trabalho de pesquisa de estudantes, pesquisadores, professores universitários. Atualmente, além dos assessores parlamentares, os maiores pesquisadores são estudantes de Direito e História.

Segundo Lourival Santos, chefe do arquivo da Assembleia, a primeira parte do processo de digitalização do acervo de documento começou com os projetos de lei, Mensagem do Executivo, projetos dos demais Poderes, Decretos legislativos desde a criação da Assembleia legislativa no dia 04 de maio de 1835, na cidade de Oeiras, inicialmente, capital da província, onde foi instalada a Assembleia legislativa Provincial.

A conclusão da primeira parte da digitalização será com os projetos, requerimentos dos atuais e dos ex- deputados, além dos projetos de resolução.

O término do processo será em janeiro próximo com a digitalização das Atas, desde 1970, os Diários Oficiais que compreendem 1884 até 2016, os projetos e processos das Constituições Estaduais, todos, o início dos trabalhos legislativos no Piauí. 

 

 

 

Emerson Brandão - Edição: Caio Bruno 


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