27/07/2013 às 18h58min - Atualizada em 27/07/2013 às 18h58min

Wilson Martins se reúne com gestores e exige melhorias no Detran

Governador se mostrou insatisfeito com os serviços e determinou a tomada de medidas céleres para contornar os transtornos gerados à população.

CCom

O governador Wilson Martins reuniu-se com os gestores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), nesta sexta-feira (26), para cobrar soluções em relação às constantes falhas nos sistemas informatizados do Detran, registradas nos últimos dias. O governador se mostrou insatisfeito com os serviços e determinou a tomada de medidas céleres para contornar os transtornos gerados à população.

“Temos recebido nos últimos dias muitas reclamações em relação ao serviço do Detran, com uma avaliação ruim do serviço. Precisamos atender melhor a população, a começar por um sistema que tenha um funcionamento real no período de atendimento”, comentou o governador Wilson Martins.

Tiago Siqueira, diretor-geral da ATI, relatou ao governador as motivações dos problemas registrados nesse mês. No dia 4 de julho foi realizada uma manutenção programada envolvendo os principais sistemas do Detran, que resultou em desincompatibilizações de comunicação inesperadas com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em Brasília.

“Trocamos um equipamento muito velho por um equipamento totalmente moderno. Já o instalamos, mas ele só começará a operar quando esses protocolos de comunicação forem ajustados”, explicou, acrescentando que a ATI mantém quatro equipes atuando 24 horas (turno de seis horas por equipe), para solucionar os problemas identificados. A estimativa é de que em oito dias essa desincompatibilização junto ao Serpro seja resolvida. Enquanto os novos equipamentos não entram em operação, o sistema está funcionando com os equipamentos antigos.

Dependem de comunicação com o Serpro sistemas como Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renaif). Ao todo, o Detran trabalha com 24 sistemas e subsistemas. Também neste mês foi registrada uma falha na comunicação entre o Serpro e Detrans de sete estados – entre eles, o Piauí.

Suporte
A Secretaria Estadual da Administração está concluindo a licitação para contratação de serviço de desenvolvimento e sustentação de sistemas para garantir melhor suporte ao Detran. “Já temos uma equipe dentro do Detran, mas com sobrecarga”, explicou Tiago Siqueira. A determinação do governador Wilson Martins é de que a contratação seja feita tão logo o processo licitatório seja concluído para que seja reforçado o suporte técnico dos sistemas do Detran.

Demanda
Na próxima semana, a ATI se reunirá com representantes do Conselho Nacional dos Despachantes, Sindicato das Autoescolas, Associação dos Fabricantes de Placas do Piauí, Associação dos Vendedores de Veículo do Piauí e Sindicato dos Instrutores e Funcionários de Autoescolas do Piauí para discutir as melhores formas de atender à demanda reprimida em função das falhas recentes dos sistemas do Detran. No dia 13 de julho, o Detran do Piauí chegou a realizar um mutirão para dar vazão à demanda.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »