26/04/2016 às 17h05min - Atualizada em 26/04/2016 às 17h05min

Campanha da Fraternidade é lembrada em sessão solene

Alepi

“Saneamento básico é um dos grandes desafios do Brasil e é responsabilidade de todos, do poder público e da sociedade”, disse, hoje(26), o deputado Luciano Nunes (PSDB), ao discursar no plenário da Assembleia Legislativa durante a sessão solene alusiva à Campanha da Fraternidade 2016 realizada pela Igreja Católica e o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) que tem como tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.

 

Ao abrir a sessão solene, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), convidou para a mesa de honra, dentre outros, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Luciano Nunes, o vigário geral de Teresina, padre Tony Batista, presidente da ASA (Ação Social Arquidiocesana), o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, deputado Júlio Arcoverde (PP), e o coordenador da Campanha da Fraternidade, padre Leonildo Campelo.

Após a execução do Hino do Piauí, o deputado Luciano Nunes, autor do requerimento pedindo a realização da sessão solene, disse que mais de dois bilhões de pessoas no mundo não têm acesso ao saneamento básico, sendo mais de 100 milhões no Brasil, enquanto em Teresina mais de 80% dos moradores não dispõem desse benefício.

 

Luciano Nunes destacou a importância da Campanha da Fraternidade no sentido de colocar em discussão uma questão de grande importância para todas as pessoas, sem qualquer distinção. Ele frisou que saneamento básico é importante para que todos tenham saúde e qualidade de vida e contribui para redução da pobreza, da mortalidade infantil e para a

sustentabilidade ambiental.

 

Em seguida, o coordenador da Campanha da Fraternidade, padre Leonildo Campelo, afirmou que o tema da CF 2016 visa “mexer com a sociedade”, tendo em vista que o saneamento básico no Brasil ainda “deixe muito a desejar e são os pobres os que mais sofrem”. Ele fez um apelo aos deputados estaduais para que ajudem a melhorar o saneamento básico no Piauí e no Brasil, reivindicando dos Poderes Municipal, Estadual e Federal a adoção de políticas públicas que contribuam para mudar a situação.

O vigário geral de Teresina, padre Tony Batista, disse que a questão do saneamento básico está sendo tratada pela Campanha da Fraternidade porque a Igreja Católica se preocupa com tudo o que diz respeito à melhoria das condições de vida das pessoas. Ele conclamou, também, aos parlamentares para que trabalhem no sentido de melhorar as condições sanitárias no Brasil. 

 


 

 

J. Barros - Edição:Katya D'Angelles 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »