30/04/2016 às 15h24min - Atualizada em 30/04/2016 às 15h24min

Médica mineira recebe cidadania piauiense na terça-feira

Alepi

Na próxima terça-feira (03/05), às 10h, será realizada na Assembleia Legislativa, sessão solene de entrega do título de Cidadã Piauiense à médica Semiramis Jamil Hadad do Monte, proposta pela deputada Flora Izabel (PT).

A homenageada é natural da cidade de Juiz de Fora (MG), graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985); possui mestrado (1992) e Doutorado (1994) em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo e participa dos programas de mestrado em Ciências e Saúde e Doutorado em Biotecnologia da UFPI.

A partir do trabalho de pesquisa da Dra. Semiramis Jamil Hadad do Monte e do Dr. José Tibúrcio do Monte Neto, foi diagnosticado o primeiro paciente do Nordeste com a Doença de Fabry - uma condição genética rara, transmitida somente por hereditariedade a homens e mulheres, que prejudica o funcionamento de sistemas e órgãos vitais, como rim, coração e cérebro.

 

O título de Cidadão Honorário é concedido a pessoas que possuem trabalhos relevantes, de cunho social e que coopere com o incentivo à cidadania. A honraria equipara a pessoa homenageada a um piauiense nato, como uma "adoção oficial".

 

Texto: Isolda Monteiro
Foto: Divulgação
Edição: Paulo Pincel 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »