06/05/2016 às 17h23min - Atualizada em 06/05/2016 às 17h23min

Dr. Hélio defende verba para combate ao câncer de próstata

Alepi

Durante audiência pública realizada na manhã de ontem (5), o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Dr. Hélio Oliveira (PR), e o líder do Governo, João de Deus (PT), propuseram que haja a inclusão de verbas destinadas às ações de combate ao câncer de próstata, quando da elaboração do Orçamento Geral do Estado. O objetivo é reduzir os altos índices da doença no Piauí, possibilitando que a população masculina tenha acesso aos exames preventivos em diferentes regiões e cidades piauienses.

 

“A ideia é fazer com os parlamentares destinem uma emenda em conjunto para ajudar na execução das ações em prol da saúde do homem, que serão realizadas entre ao Secretaria de Saúde em parceria com a Uespi. O número de casos é alarmante e em grande parte ocorre pelo preconceito que ainda existe em relação aos exames preventivos. Temos que estimular a criação de uma política contínua de saúde para o homem, não ficando circunscrita somente ao mês de novembro, quando geralmente se dá publicidade à ocorrência do câncer de próstata”, argumenta Dr. Hélio.

 

A comissão gestora do projeto Saúde do Homem do Piauí, formada por professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), fez uma explanação sobre o projeto, elencando os objetivos a serem alcançados nos próximos dois anos.

 

“Com a iniciativa, queremos levantar dados em relação aos casos de DST’s, como o câncer de pênis, formar multiplicadores das políticas de educação, implantar o modelo de atendimento através do Programa Saúde da Família, bem como formar coordenações em diferentes regiões do Estado. Em muitos locais não teremos como executar o tratamento, mas pelo menos os pacientes receberam o diagnóstico, que quanto mais precoce for mais chances de cura se tem”, enumera o urologista e professor da Uespi, Luís Carlos Tajra.

 

Também participaram da reunião o pró-reitor de Extensão da Uespi, Raimundo Dutra; Valdete Costa, coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Homem e a professora Anneth Basílio, integrante da Comissão gestora do Projeto Saúde do Homem. Ficou acertado durante o encontro que será realizada uma sessão solene na Assembleia para que os integrantes do projeto possam sensibilizar um maior número de deputados em prol da causa. 

 

 

Texto e fotos: Assessoria parlamentar/Thamirys Viana
Edição: Paulo Pincel 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »