10/05/2016 às 13h10min - Atualizada em 10/05/2016 às 13h10min

Enfermeiros serão homenageados na Alepi

Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí realiza nesta quinta-feira, 12/5, sessão solene em comemoração ao Dia do Enfermeiro. A iniciativa é do deputado estadual Dr. Pessoa (PSD) e tem o objetivo de homenagear a todos os profissionais de enfermagem por conta de seu importante trabalho e dedicação na proteção do mais fundamental dos direitos do ser humano, o direito à vida. O evento acontece às 10h, no plenário Waldemar Macedo.
 
De acordo com o parlamentar, esses profissionais são merecedores de todas as homenagens e devem, seguramente, ter o devido reconhecimento por parte do poder público e da sociedade. São trabalhadores empenhados, que cuidam da saúde daqueles que mais precisam e fazem isso de todo o coração, merecendo ser valorizados”, ressalta.
 
Em 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo, que nasceu em 12 de maio de 1820.
 
Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava de pessoas convalescentes, idosos e deficientes, protegendo-os e nutrindo-os.
 
Foram convidados para a sessão solene, enfermeiros, técnicos, auxiliares e representantes do Conselho Regional de Enfermagem no Piauí (COREN-PI), Associação Brasileira de Enfermagem Seção Piauí (ABEn-PI), Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras no Piauí (ABENFO-PI) e Sindicato dos Enfermeiros Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI).

 

Ascom Parlamentar - Edição: Caio Bruno 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »