19/05/2016 às 16h18min - Atualizada em 19/05/2016 às 16h18min

Assembleia presta homenagem aos 110 anos do Colégio Diocesano

Alepi

A Assembleia Legislativa realizou, hoje(19), sessão solene em homenagem aos 110 anos de fundação do Colégio São Francisco de Sales, o Diocesano. Dezenas de professores e ex-alunos do colégio participaram da sessão que foi proposta e presidida pelo deputado Themístocles Filho (PMDB), presidente do Poder Legislativo. 

 

 

“O colégio diocesano é um ícone na educação no Piauí, pois forma muitos homens e mulheres que contribuem consideravelmente para o desenvolvimento da região”, afirmou o parlamentar. Themístocles Filho convidou para a mesa de honra, dentre outros, o superior da Plataforma Nordeste I da Companhia de Jesus (Jesuítas), padre Cláudio Antônio Lorencini, os representantes da Prefeitura e da Câmara de Teresina, Francisco Canindé e vereador Inácio Carvalho (PP), o empresário Jesus Filho, diretor da TV Cidade Verde, o ex-deputado Mauro Tapety e o tenente-coronel John Feitosa, representante da Polícia Militar do Piauí. 

 

 

Themístocles Filho relembrou o tempo em que foi aluno do Colégio Diocesano na década de 70, citando os nomes de vários colegas, dentre eles o empresário Jesus Filho, o vereador Inácio Carvalho e o defensor público Nelson Nery Costa. Em seguida, a professora Maria Olinda de Sousa Borges, representando o corpo docente, destacou o papel dos jesuítas na área educacional, dizendo que eles ensinam aos alunos que devem ter interesse e respeito pela pessoa humana.

 

 

Ex- alunos prestam homenagem ao Colégio na tribuna da Alepi

 

 

Vários alunos fizeram uso da palavra para prestar homenagem. O vereador de Teresina, Inácio Carvalho (PP), foi um deles. O parlamentar um disse que o Colégio tem, ao longo dos anos, “primado por uma educação de qualidade”. Ele assinalou que “a nossa formação moral tem origem no Diocesano”.

 

 

O presidente da Fapepi (Fundação de Pesquisas do Piauí), Francisco Guedes, em nome dos ex-alunos, declarou que o Diocesano tem dado uma contribuição significativa ao desenvolvimento do Piauí há mais de 100 anos. Ele agradeceu ao presidente Themístocles Filho pela homenagem.

 

 

O empresário Jesus Filho destacou que era justa a homenagem prestada ao Diocesano e enfatizou sua amizade com Themístocles Filho iniciada nos tempos de colégio. “Themístocles representa muito bem a nossa turma do Diocesano e honra o parlamento do Piauí”, assinalou ele. O representante dos atuais alunos, Carlos Henrique da Silva, disse que os estudantes do Diocesano são ensinados a tratar com cordialidade e respeito todas as pessoas e a praticar atos solidários com amor.

 

 

O diretor do Colégio Diocesano, Irmão Raimundo Barros, agradeceu a homenagem prestada à escola pela Assembleia Legislativa. Ele afirmou que a história da educação do Piauí não pode ser escrita sem mencionar o Diocesano. O superior jesuíta Claúdio Antônio, também, agradeceu a homenagem, assinalando que a sessão solene representava o reconhecimento da atuação dos jesuítas, que trabalham no sentido de formar agentes multiplicadores que influenciem a sociedade, promovendo os valores cristãos. A homenagem foi encerrada com um coquetel no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »