25/05/2016 às 15h29min - Atualizada em 25/05/2016 às 15h29min

Deputados garantem apoio para campanha de prevenção a doenças do homem

Alepi

Os deputados estaduais garantiram apoio à campanha de prevenção às doenças do homem que será realizada pela Secretaria de Saúde e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) a partir do próximo ano. Amanifestação de apoio ocorreu após a exposição do professor Luiz Carlos Tajra, da Uespi, na sessão plenária desta manhã, quando elediscorreu sobre a campanha e a necessidade de que os homens sejamconscientizados sobre a necessidade de prevenção contra vários tiposde doenças, como o câncer de próstata.


O deputado Dr. Pessoa (PSD) disse que “a prevenção é muito importantee que 80% das doenças são preveníveis e tratáveis”, assinalando que ocâncer de próstata ao ser diagnosticado precocemente pode ser curadoem 95% dos casos. O deputado Evaldo Gomes (PTC) considerou importantea realização da campanha de prevenção e indagou ao secretário deSaúde, Francisco Costa, sobre a origem dos recursos para a suarealização.


Em seguida, o deputado Dr. Hélio Oliveira (PR) considerou de extrema importância a campanha porque, em sua opinião, educará os piauiensespara que cuidem melhor da saúde. Ele defendeu que seja facilitado oacesso dos homens aos serviços preventivos, como o exame PSA que podedetectar o câncer de próstata.


O secretário de Saúde, Francisco Costa, disse que os recursos para acampanha serão provenientes do Ministério da Saúde e do tesouroestadual e que o Governo do Estado pretende melhorar o acesso doshomens aos serviços de assistência médica, como o exame PSA.


O professor Luiz Carlos Tajra declarou que, além da campanhaeducativa, uma idéia é fazer com que uma caravana de médicosurologistas percorra os municípios do Estado oferecendo atendimento àpopulação masculina, inclusive com a realização de exames. Antes definalizar a sessão, o deputado João de Deus (PT), que presidia ostrabalhos, disse que é importante garantir no orçamento do Estado para2017 os recursos necessários para a realização do projeto de prevençãoàs doenças masculinas.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »