21/07/2016 às 13h49min - Atualizada em 21/07/2016 às 13h49min

Sessão movimentada com dezenas de requerimentos aprovados

Alepi

O deputado Evaldo Gomes (PTC) teve dois requerimentos lidos e aprovados, na manhã desta terça-feira (12), no plenário da Assembleia Legislativa, um deles encaminhado ao superintendente de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte, João Pádua, solicitando providências urgentes para resolver a situação de total abandono dos vários prédios públicos e privados em Teresina. 

 

No documento, Evaldo Gomes argumenta que esses prédios ameaçam desabar e também são focos de proliferação das mais variadas doenças, além de servirem de esconderijo para desocupados. A mesma solicitação em relação aos prédios públicos e privados abandonados, foi encaminhado ao  superintendente de Desenvolvimento Urbano Sul, Cleto Augusto Baratta Monteiro.

O deputado Dr. Pessoa (PSD) solicitou, ao presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) a instalação de uma antena de sinal de celular, para o Povoado Nova Cajaíba, localizado na zona rural  leste do município de Teresina. O parlamentar também solicitou, em outro documento, a recuperação da PI, que liga os municípios de Lagoinha do Piauí e Olho D´água do Piauí. E também que seja realizada a operação tapa buracos, na estrada que liga o Povoado Lagoa da Mata, localizado na zona rural de Teresina. O deputado Dr. Pessoa também requereu Voto de Pesar, pelo falecimento do senhor José de lima Pereira, residente no conjunto São Paulo, no bairro Renascença, na zona Sudeste de Teresina.

Aluísio Martins (PT) aprovopu requerimento ao Departamento de Estradas de Rodagem solicitando que seja feita a pavimentação asfáltica na PI-463, no trecho de 20 quilômetros, que liga as cidades de Flores do Piauí e Pajeú. O parlamentar também solicitou que seja realizada audiência pública, no dia 11 de agosto de 2016, no Plenarinho da Alepi, para tratar das vaquejadas. 

O presidente Themístocles Filho (PMDB) encaminhou, através de requerimento lido e aprovado nesta manhã de terça-feira, dia 12, ao presidente da ANATEL, a instalação  de uma antena de sinal de celular, para o povoado Lagoa seca, município de Esperantina – PI  Firmino PauloO deputado Firmino Paulo )PSDB) apresentou ofício lido e aprovado , dirigido ao secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, solicitando cópia do expediente em que foi requerido reforço de policiamento, para os jogos olímpicos, do Rio de Janeiro de Verão 2016.

Foi encaminhado a Guilhermano Pires Ferreira Correa, secretário de estado de Transportes (SETRANS), requerimento de autoria do deputado Francis Lopes (PRB) pedindo providências na recuperação da PI que liga os municípios de Miguel Leão – PI e Currarlinhos – PI, passando pelos povoados Carpina e Campestre. Francis Lopes também requereu, em ofício dirigido ao diretor geral  da Eletrobás – PI, senhor José Salan Barbosa Melo, a inclusão da localidade Umburana,  no município de Isaías Coelho – PI, do Program Luz Para Todos. 

O deputado João de Deus (PT), através de requerimento dirigidos ao Departamento do Patrimônio da União, IBAMA, Prefeitura de Teresina, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e SDU/Leste, para que sejam tomadas as providências cabíveis em relação à legalidade de uma obra às margens do Rio Poti, no início da Avenida Raul Lopes, próximo a Ponte Petrônio Portela. Segundo ele, a obra está incompatível para o local, por se tratar de uma área de preservação ambiental de uso coletivo. 

 

Foi enviado ao governador Wellington Dias, ofício do deputado Fernando Monteiro (PRTB), cópia para a secretária estadual de Educação, Rejane Dias e também para a conselheira de Educação, senhora Eliana Maria Medonça Sampaio, solicitando que o Conselho Estadual de Educação reconsidere a recomendação à Universidade Estadual do Piauí (Uespi) da suspensão dos cursos presenciais no Campus de Barras – PI, enquanto o Governo promova a realização de concurso para professores efetivos, o que segundo o parlamentar, será possível quando estiver foro do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

O deputado Zé Santana (PMDB) encaminhou requerimento, lido e aprovado em plenário, a senhora deputada Janaína Marque, secretária de Estado da Infraestrutura, solicitando informações acerca do funcionamento do Balneário Genipapo, localizado na cidade de São João do Piauí. Segundo o deputado, o balneário foi reformado e inaugurado no ano passado e até o momento não se encontra em funcionamento e não foi efetivamente, entregue à população. Severo Eulálio O deputado Severo Eulálio (PMDB) encaminhou ofício ao Governador do Estado, Wellington Dias e ao presidente da Eletrobrás – PI, senhor Marcelino da Cunha Machado Neto, solicitando o estabelecimento da fiação de postes e energia, na entrada da barragem Mesa de Pedra, BR 316, quilômetro 176. 

O deputado Severo Eulálio  também requereu à Mesa da Casa Legislativa, a análise da decisão a proposição de ‘adoção de providências visando a colocação nos contracheques dos servidores aposentados, deste Poder, o cargo no qual os servidores foram aposentados, a exemplo do que é feito nos demais órgãos do Estado.

O deputado Rubem Martins (PSD) encaminhou ao Governado do Estado, Wellington Dias, com cópia para a secretária estadual de Infraestrutura, Janaína Marques,requerimento em caráter de urgência, solicitando a pavimentação asfáltica, a urbanização e a organização de estacionamento dos acessos do Terminal de Petróleo  de Teresina. O parlamentar também encaminhou ao presidente da Agespisa, Raimundo Nonato Farias Trigo, requerimento solicitando o imediato restabelecimento do fornecimento de água, para o município de José de Freitas. 

Texto: Lindalva Miranda

Foto: Caio Bruno
Edição: Paulo Pincel 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »