28/07/2016 às 08h05min - Atualizada em 28/07/2016 às 08h05min

Aluísio Martins defende que festa da vaquejada seja mantida

Alepi

O deputado estadual Aluísio Martins (PT) requereu a realização de audiência pública para discutir a realização de vaquejadas no Brasil, conforme está sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal. O deputado se posicionou contra ao fim das vaquejadas, por ser uma tradição cultural, sobretudo no Nordeste. 

Para o deputado, o STF está decidindo a questão sem que a população diretamente envolvida seja ouvida, pois é sabido que a vaquejada gera oportunidades de trabalho e renda para milhares de pessoas, sobretudo no Nordeste. Aluísio martinslembrou que na Espanha existem as touradas, uma tradição histórica e cultural.

Os deputados Dr. Pessoa (PSD), João de Deus (PT) e Severo Eulálio (PMDB) ofereceram apartes, o primeiro afirmando que cultura é cultura e não se deve exterminar radicalmente.

 

João de Deus defendeu que haja regulamentação, pois ele mesmo assistiu um cavalo cair numa vaquejada em Alto Longá, por falta de espaço adequado. Severo Eulálio disse que participou de vaquejadas e nunca houve acidente. Ele afirmou que o vaqueiro não deseja que o animal seja maltratado.


Texto: Raimundo Cazé
Foto: Caio Buno

Edição: Paulo Pincel
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »