12/02/2017 às 19h40min - Atualizada em 12/02/2017 às 19h40min

Intensas chuvas fazem Rio Parnaíba registrar a maior enchente dos últimos 12 meses

Blog do José Bonifácio
Rio Parnaíba e sua água turva, avermelhada, vinda principalmente da micro-bacia do Rio Uruçuí Vermelho
Após intenso período chuvoso no Alto Rio Parnaíba, compreendendo o sudoeste piauiense e o extremo-sul maranhense, nos primeiros 11 dias de Fevereiro de 2017, o RIO PARNAÍBA, entre as cidades de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA), registrou a maior enchente dede o dia 28 de janeiro de 2016, data em que choveu 145 milímetros na cidade de Santa Filomena e 170 milímetros no Povoado Matas, quando se verificou a maior cheia até então conhecida em todo o Vale do Rio Taquara.
 
A marca foi atingida na manhã do último sábado (11), quando, por volta das 11h00, o volume de água do imponente Velho Monge atingiu cerca de 70% da sua calha.
 
 
No sábado (11), o velho monge atingiu cerca de 70% da sua calha, entre Santa Filomena e Alto Parnaíba

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Para que se tenha idéia da intensidade das últimas chuvas ocorridas no Alto Parnaíba Piauiense, em apenas 11 dias do mês de fevereiro de 2017 os pluviômetros já acumularam 190,5 milímetros, representado 79,5% da média pluviométrica mensal alcançada nos últimos 32 anos, de 239,5 milímetros, conforme dados do EMATER.
 
A água avermelhada, que inclusive provoca a morte de peixes como o surubim, por falta de oxigenação, desce principalmente da microbacia do Rio Uruçuí Vermelho, situada nos municípios de Gilbués, Monte Alegre do Piauí e Barreiras do Piauí.
 
A meteorologia prevê para Santa Filomena, segundo o Instituto de pesquisa e consultoria meteorológica CLIMATEMPO, o acumulado de 90 mm até sexta-feira (17).
 

A última grande enchente em Santa Filomena ocorreu em 22/01/2002, quando até a Prefeitura foi inundada
 
Se as previsões meteorológicas se confirmem, o Rio Parnaíba deverá extravasar sua calha e inundar as áreas mais baixas das cidades de Santa Filomena e Alto Parnaíba.
 
VOCÊ SABIA? A última grande inundação na região ocorreu faz mais de 15 anos, no dia 22 de janeiro de 2002. Naquela época, grande parte das duas cidades foi invadida pelas águas do Rio Parnaíba. Em Santa Filomena, por exemplo, pessoas chegaram a utilizar canoas em algumas ruas centrais. E até a sede da Prefeitura foi inundada, conforme mostra a imagem do repórter fotográfico Dhiancarlos Pacheco.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »