13/02/2017 às 03h32min - Atualizada em 13/02/2017 às 03h32min

Secretária de Ação Social de São Gonçalo participa de capacitação sobre BPC no INSS

Portal Corrente

A secretária de Ação Social de São Gonçalo do Gurgueia, Fátima Barbosa, participou nessa sexta-feira (10) de uma capacitação na Agência do INSS de Corrente. O evento foi promovido com o objetivo de orientar e esclarecer os profissionais sobre as mudanças na concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com as novas regras, os beneficiários do BPC deverão obrigatoriamente cadastrar-se no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, no CRAS de cada cidade, pois trata-se de um benefício federal.

Após o cadastro no CRAS, o processo será encaminhado à área de Assistência Social do INSS, que fará a avaliação social  e encaminhará para o médico, para a realização da perícia, que definirá se o o beneficiário terá direito ou não ao BPC.

Podem receber o BPC pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. O benefício é destinado a idosos que não têm direito à previdência social e a pessoas com deficiência que não podem trabalhar e levar uma vida independente. A renda familiar nos dois casos deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.

No município de São Gonçalo do Gurgueia, o horário de atendimento no CRAS é das 8h às 12h e das 14h às 17h. 


Fátima Barbosa, Secretária de Ação Social

Na ocasião também estiveram presentes representantes dos municípios de Cristalândia do Piauí, Riacho Frio, Parnaguá, Corrente e Sebastião Barros.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »