23/03/2017 às 14h36min - Atualizada em 23/03/2017 às 14h36min

Hospital Regional de Corrente já realizou mais de 200 mamografias

Exame está disponível a pacientes de toda região

Ascom Hospital Regional de Corrente

O programa de saúde Amigos do Peito, em execução no Hospital Regional de Corrente, já realizou mais de 200 mamografias desde o início do atendimento em 2016.  Com uma escala semanal de agendamento, mulheres de diversos municípios da região têm acesso gratuito ao serviço.

A Coordenadora e Técnica de Mamografia e Raio x, Eliene Maciel De Freitas, explica que todas as mulheres com requisição médica podem ter acesso ao serviço. “Mesmo que não tenha agendado, se a paciente chegar até o hospital com o pedido do médico, o requerimento do exame e a documentação pessoal nós realizamos o atendimento”.

Quanto aos resultados do exame, a diretora Lindaura Perpétua Cavalcante lembra que o hospital segue o protocolo da rede estadual de saúde. “Os exames são encaminhados à Teresina para serem analisados pelo profissional habilitado que faz o laudo, para posteriormente ser devolvido à paciente. Na próxima semana estaremos recebendo os resultados dos primeiros 80 exames realizados. Apenas lamentamos pelo fato de poucas pacientes serem encaminhadas, temos capacidade para atender muito mais. Reforçamos que o hospital está à disposição da população feminina de toda a região para a realização da mamografia”, explica.


Novo raio-x disponibiliza a imagem em alta resolução

Outra melhoria realizada na área de exames está a reforma completa da sala de raio-x, adequando as instalações para o devido funcionamento do serviço na unidade hospitalar. A diretora explica que além da reforma da estrutura da sala, os equipamentos também foram atualizados e hoje o exame de raio-x é de alta qualidade, dando a garantia aos médicos e profissionais que trabalham no hospital de um exame altamente confiável.

A diretora esclarece que apesar das lâminas não estarem sendo impressas, o arquivo do exame, em alta resolução, fica armazenado no hospital e, se houver necessidade, também pode disponibilizado para o paciente, caso ele necessite viajar ou apresentar a outro médico. “Acreditamos que o material solicitado esteja em falta na empresa que fornece o produto e temos conhecimento de que o hospital de Bom Jesus registra o mesmo problema. De qualquer forma, o exame fica disponibilizado na forma de arquivo, sem prejuízo ao paciente”, pontua.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »