05/05/2017 às 07h37min - Atualizada em 05/05/2017 às 07h37min

Secretário inicia transição na Sesapi para assumir área de saneamento

Cidade Verde

As especulações em torno de mudanças no comando da Secretaria de Saúde do Estado terminaram nesta quarta-feira (3). O secretário Francisco Costa vai deixar a pasta e em seu lugar assume o ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto. A transição na Sesapi já terá início nos próximos dias. Costa disse que entende a troca de gestores e que deu a sua contribuição.

“Eu entendo. A gente deu a nossa contribuição no que foi possível fazer. Buscamos na programação do governador focar na descentralização dos serviços de saúde. O novo gestor chega com essa missão de dar continuidade a esse trabalho. Precisa ainda se consolidar esse processo de ampliação da resolutividade nas regiões de saúde. A gente deixou bem encaminhado muitos projetos aqui de aquisição de equipamentos, com recursos em conta, obras importantes em fase final de andamento. Então, está no momento de consolidação e acreditamos que temos totais condições de fazer isso bem. O importante é que a gente possa somar força para melhorar a saúde de nosso Estado”, disse ao Cidadeverde.com.

De acordo com o secretário, em meados do mês de maio o governador vai anunciar a nova configuração da Sesapi. O gestor deve permanecer na pasta por mais 15 dias. “O governador em meados de maio terá as definições aqui da secretaria. Não tem data exata para eu sair, mas não necessariamente será até o final do mês, mas até a segunda quinzena é o tempo que a gente precisa para passar tudo para o novo gestor, toda a dinâmica da secretaria. Até mesmo para evitar qualquer perda de continuidade do processo de trabalho. São muitos convênios, tem a contratação que nós fizemos ontem da nova maternidade. Temos que passar todos os processos e projetos de aquisição de equipamentos. É todo um trâmite da secretaria para que não tenhamos problema de descontinuidade”, declarou.

Costa afirmou ainda que o maior desafio de um gestor de saúde no Estado é trabalhar a descentralização. “Quando você pensa em descentralização dos serviços de saúde, você precisa de estrutura física, equipamentos, mas principalmente de mão de obra especializada. Levar mão de obra especializada para o interior é um grande desafio. A gente conseguiu concluir algumas estruturas, outras estão ficando prontas, mas com muita dificuldade de ter pessoal especializado, principalmente médicos. Isso acaba limitando a sua capacidade de descentralizar. Pra mim é o grande desafio. Conseguimos avançar, mas tem muito a ser feito”, destaca.

Secretário vai para o Saneamento

O gestor descartou mágoas por estar deixando o cargo e adiantou seu futuro na administração estadual. “Quando eu saí da prefeitura também tinha dado minha contribuição para atender ao pedido do governador e aqui a gente está fazendo o possível. O governador quer agora que eu cuide de uma outra área, então a gente vai seguir nesse outro caminho. Vamos ficar na área de saneamento e abastecimento de água. Qual área específica ainda vai se definir, mas será nessa área. O Piauí está trabalhando tanto essa PPP para a concessão de água em Teresina, mas existe a preocupação de melhorar o saneamento e abastecimento no interior. O governador precisa dar uma acelerada nessa área e por isso pediu minha contribuição”, ressaltou.

Fundação

Antes de anunciar sua saída da Saúde, Francisco Costa se reuniu com o governador Wellington Dias e o presidente da  Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Pablo Santos, para tratar do processo de contratação entre os dois órgãos.

“Hoje eu me reuni com o governador, com o Pablo Santos, e tratamos de como vai ficar o processo de contratação da Secretaria de Saúde com a fundação. Esperamos que até o final de maio seja concluído o contrato de gestão. Serão algumas unidades hospitalares, a gente está fechando ainda quais. Não serão todas, até mesmo para que a fundação possa se consolidar nesse processo. Receber muitos hospitais neste primeiro momento poderia gerar uma perda da continuidade do serviço. Então, pensando nisso, vamos trabalhar algumas unidades”, concluiu.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »