10/05/2017 às 13h08min - Atualizada em 10/05/2017 às 13h08min

Fernando Monteiro apresenta projeto de lei que reconhece de utilidade pública o museu Mãe Iracema

Portal Corrente

O deputado Fernando Monteiro apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa reconhecendo de utilidade pública a Associação Museu Mãe Iracema, cuja sede própria está sendo construída em Corrente com recursos dos descendentes do casal Iracema e Sebastião Barros.

De acordo com o ex-prefeito e líder político Jesualdo Cavalcanti Barros, o museu abrigará um dos mais ricos acervos em arte sacra do Piauí, doado pelo colecionador Sebastião Cavalcante Barros à Associação.

A edificação, com cerca de 1.000 metros²,  foi projetada com o fim de abrigar adequadamente o acervo, com amplos espaços de exposição e circulação de visitantes. O projeto, do arquiteto Narcislo Amaral, inclui os princípios da arquitetura bioclimática, com sistema de ventilação lateral, amplas aberturas protegidas por brises (quebra-sol), sistema de captação de energia solar, prevendo autonomia de energia elétrica, além de um sistema de captação de águas pluviais (através de calhas), armazenagem (cisterna com capacidade de 50 mil litros e caixas d´água ) e reutilização (em banheiros e jardins).

"O belo prédio está em fase de acabamento e deverá ser inaugurado até o final de 2017", informa Jesualdo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »