16/06/2017 às 13h47min - Atualizada em 16/06/2017 às 13h47min

Fogo nas veredas e brejos de São Gonçalo assusta moradores da região

Portal Corrente

Um fogo localizado próximo às nascentes do Rio Gurgueia e Uruçuí Vermelho, no interior do município de São Gonçalo do Gurgueia, assustou os moradores da zona rural, que ficaram alarmados com a área incendiada.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente do município, Edilberto Gonçalves Nobre, os moradores do interior o procuraram para fazer denúncia. “Nós tivemos a informação de uma pessoa que esteve na Serra Vermelha de que a equipe do ICMBio estaria  queimando vários brejos das nascentes do Rio Gurguéia e Uruçuí Vermelho ontem  (14) e antes de ontem (13). Eu estive hoje (15) no Brejo da Cachoeira e confirmei que o fogo ainda está queimando. Nós sabemos que o fogo é feito para prevenir futuros fogos, mas eles estão botando fogo nas veredas e não fazem aceiro”, colocou o secretário.

O chefe do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaiba, Janeil Lustosa, afirma que a ação é controlada e tem como objetivo prevenir os grandes incêndios que ocorrem na época de estiagem severa. “Não são queimadas. O ICMBio está fazendo aceiros e proteção de veredas, queimando apenas o campo húmido, evitando o fogo na mata e principalmente o incêndio na época seca severa, que acontece nos meses de agosto e setembro. Por isso fazemos proteção agora”, pondera.

Ainda segundo Janeil, a mesma ação foi feita em todo o lado do Piauí do Parque das Nascentes. "Essa ação preventiva é nova e pretendemos diminuir consideravelmente a quantidade de incêndios na época da estiagem", esclarece.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »