18/07/2017 às 21h26min - Atualizada em 18/07/2017 às 21h26min

1º Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí reúne prefeitos e lideranças

Evento discutiu sobre consórcio de saúde e manutenção da BR 135, entre outros assuntos

Viviane Setragni
Portal Corrente

Pres. da Câmara de Corrente, Raimundo Augusto, pref. de Júlio Borges, Eduardo Henrique, pref. de Bom Jesus, Marcos Elvas, pref. Sebastião Barros, Onélio Carvalho, pref. de Riacho Frio, Betim, pref. de Avelino Lopes. Dióstenes José Alves, pref. de Corrente, Murilo Ribeiro, pref. de Cristalândia, Ariano Messias e pref. de São Gonçalo do Gurgueia, Paulo Lustosa Nogueira.

Prefeitos de diversos municípios do extremo sul do estado do Piauí, vereadores, autoridades e pessoas da comunidade estiveram reunidos na manhã desta terça-feira(18)  em Corrente para o 1º Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí. O evento contou com o apoio da Associação dos Municípios do Extremo Sul (AME), da Câmara Municipal de Corrente e do SEBRAE.


Prefeito de Gilbués, Leo Matos

Um dos principais assuntos discutidos foi a criação de um consórcio de saúde, apresentado pelo prefeito do município de Gilbués, Leo Matos.  O gestor propõe a união dos municípios para a consolidação de um consórcio que promova a eficiência da prestação dos serviços de média complexidade, essenciais de saúde pública. A iniciativa foi parabenizada por grande parte dos gestores presentes, que manifestaram apoio ao projeto.

Outro assunto abordado, de grande relevância para o extremo sul,  foi a manutenção da BR 135, apresentado pelo prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas. O prefeito destacou a importância da união dos municípios em torno de um único objetivo, motivo pelo qual obteve grande repercussão junto à bancada federal.


Prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas
 

“Nós obtivemos êxito porque mostramos é o quanto a BR 135 é importante para a captação de recursos de todo o estado do Piauí. Nós não estamos pedindo com o pires na mão, nós estamos exigindo, querendo, mostrando o problema a ser resolvido. Levamos o problema à Marcha dos Prefeitos e posteriormente, com toda a bancada federal e com o senador Ciro Nogueira, fomos ao Ministério do Planejamento e conseguimos a liberação de R$ 30 milhões de reais para a manutenção em caráter urgente de 190 km. E o mais importante, obtivemos o compromisso para destinação de uma emenda impositiva de aproximadamente 100 milhões de reais, e aí sim daremos início ao projeto de 300 milhões, mas para termos uma rodovia nos padrões de BR”.

Elvas também ressaltou a importância da discussão entre os municípios da AMES sobre o saneamento básico. “Saneamento é vida, nós não podemos negligenciar esse tema”, destacou.

Também ministraram palestras o presidente da Câmara de Corrente, Raimundo Augusto da Silva Vieira, que destacou a importância da atuação dos vereadores. A consultora do Sebrae no Piauí, Débora Oliveira, falou sobre Políticas Públicas para Agricultura Familiar, além da consultora do Sebrae no Piauí, Elza Soares, que tratou da importância da obtenção do Selo de Inspeção Municipal, SIM, para os municípios e os procedimentos necessários para a implementação do selo.

Diante do sucesso do evento, duas novas datas já foram marcadas, a pedido dos gestores: no dia 11 de agosto, em Bom Jesus, e em 22 de setembro, no município de Avelino Lopes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »