19/07/2017 às 08h33min - Atualizada em 19/07/2017 às 08h33min

Prefeito Leo Matos apresenta projeto de consórcio de saúde durante o 1º Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí

Viviane Setragni
Portal Corrente

O prefeito do município de Gilbués, Leo Matos, apresentou o projeto de um consórcio de saúde aos prefeitos e autoridades presentes no 1º Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí, realizado em Corrente nesta terça-feira (18).

Matos apresentou aos prefeitos a experiência de consórcio de saúde da microrregião de Limoeiro, no Ceará, onde a união de 11 municípios do Vale do Jaguaribe destinam recursos financeiros para as Policlínicas e o Centro de Especialidade Odontológica – CEO Regional, além do governo federal. A iniciativa atingiu rapidamente o objetivo para qual foi criado: por otimizar e promover a eficiência da prestação dos serviços de média complexidade, essenciais de saúde pública. O atendimento médio diário de 300 cidadãos, através de 14 especialidades médicas, nos 11 municípios que integram a microrregião.

Para o prefeito, a experiência tem tudo para dar certo no Piauí. “É uma tendência do Ministério da Saúde concentrar investimentos nos consórcios e nós não podemos continuar na situação que nos encontramos, principalmente os municípios mais distantes de Teresina”, explica o gestor.

Os prefeitos receberam a ideia com otimismo, e mais de 15 prefeituras manifestaram apoio ao projeto.

De acordo com Leo Matos, o próximo passo será a criação do estatuto, partir do qual os municípios poderão levar o projeto de lei para as câmaras municipais, já que uma emenda aos orçamentos municipais terá de ser feita a fim de destinar recursos para o consórcio. "Acredito que os projetos serão rapidamente apresentados e aprovados pelos vereadores de cada município, porque é uma questão de saúde pública. Com a situação devidamente legalizada, apresentaremos a pauta ao governador, aos senadores e toda a bancada federal".

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »