24/07/2017 às 12h17min - Atualizada em 24/07/2017 às 12h17min

IFPI Corrente adquire alimentos da agricultura familiar para abastecer restaurante institucional

Agricultores familiares da Comunidade Calumbi, zona rural do município de Corrente, assinaram na tarde dessa quinta-feira, 20, contrato de venda dos alimentos produzidos por eles para o Campus Corrente. Os alimentos serão utilizados no preparo das refeições servidas aos estudantes do Campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O contrato foi assinado durante a 42ª Expocorrente pelos agricultores familiares Rosina Maria do Socorro, Maria Cleonice Ferreira Lopes e José Eriton Ribeiro Silva, pelo diretor geral do Campus Corrente, Laécio Barros, e pelo técnico agropecuário da Emater, Márcio Magno. De acordo com o professor Laécio Barros, desde 2015 o Instituto vem trabalhando essa parceria com os agricultores familiares da região. “Realizamos fóruns com os agricultores da zona rural de Corrente com objetivo de orientar, incentivar e qualificar a mão de obra desses produtores, por meio de nosso curso de agricultura e extensão rural. Damos o suporte necessário para alavancar a produção desses agricultores e incentivar a participação deles nesse processo de aquisição de alimentos para o Campus”, explicou.

Laranja, melancia, caju, banana, alface, batata doce, tomate, cebola, feijão verde, macaxeira, milho verde, pepino, pimentão, rúcula, dentre outros, são alguns dos alimentos adquiridos pelo Campus Corrente. Os agricultores fazem a entrega dos alimentos, que são inspecionados pela nutricionista Olivia Maria. Ela avalia a qualidade, tamanho e quantidade, conforme os critérios adotados no contrato de aquisição desses alimentos.

Laécio Barros diz que a vantagem na aquisição de alimentos por meio da agricultura familiar está na qualidade desses produtos, com origem orgânica e livre de agrotóxicos. “A outra vantagem, é que melhoramos as técnicas de produção desses alimentos por meio da inserção de nossos alunos colaborando, in loco, com orientações e boas práticas de produção. Assim, aliamos o ensino-aprendizagem à prática em campo para obtenção de uma formação sólida e de qualidade”, comentou.

Segundo os agricultores Rosina Maria, Maria Cleonice e José Eriton, essa parceria com o IFPI vem proporcionando um aumento na produção, investimento em equipamento e insumos para melhorar a qualidade dos alimentos, gerando renda e melhorando a qualidade de vida dos produtores da comunidade Calumbi.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »