26/07/2017 às 14h01min - Atualizada em 26/07/2017 às 14h01min

Curso de Zootecnia fez a diferença na 42ª Expocorrente

Concurso Leiteiro, palestra e estande chamaram atenção da comunidade para a importância da atuação do curso em Corrente

Portal Corrente

O Curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Corrente, em parceria com SDR/PMC, teve uma expressiva participação na 42ª Expocorrente, contribuindo para uma melhor estruturação do evento, assim como o aprendizado aos discentes do curso. Os estudantes atuaram em diversos setores, como a recepção dos animais, galpão de bovino, galpão de ovino, concurso leiteiro, julgamento de nelore e vaquejada, promovendo uma aproximação e troca de experiências entre discentes e produtores rurais.

O Concurso Leiteiro, organizado pelo curso, teve o maior número de inscrições em exposições do interior do Piauí, mostrando o potencial da cadeia do leite do sul do estado. Foi fornecida uma premiação em dinheiro e troféus. Segundo o Prof. George Abreu Filho, professor do curso de Zootecnia e Presidente da Comissão Organizadora do Concurso, “tal ação provocou diversas reflexões sobre o leite bovino produzido na cidade e região, o que deve tomar novos rumos após a exposição”.

Também foram promovidas palestras técnicas com foco no produtor rural com os temas “Silagem de sorgo: como fazer e principais falhas”; “Como aumentar a lucratividade na produção leiteira”; “Suplementação de bovinos” e “Bovino de corte de alta rentabilidade”, sendo todas com resultados da atuação da Zootecnia na região, consolidando assim a importância extensionista do curso.

Já o estande do Curso de Zootecnia, com exposição de aves caipiras de postura, codornas de postura, suínos, coelhos, ovinos, caprinos e bezerros, chamou grande atenção da população que visitou a exposição. Também foram expostos banners e material didático que destacam a atuação do Zootecnista e sua importância para o desenvolvimento da região, além de um simulador de animais silvestres (Lobo Guará) e diversos tipos de rações pets (cachorro e gato) demonstrando duas áreas que tem crescido com elevada relevância na Zootecnia Brasileira.

Para os visitantes, foram promovidas degustações como os derivados nobres do leite (queijos e doce de leite especiais), além de coelho gratinado, que foi um sucesso de aprovação pelos degustadores presentes.

O coordenador do curso de Zootecnia do Campus de Corrente, o Prof. Dr. Hermógenes Almeida de Santana Júnior, avalia de forma positiva a atuação do curso durane a exposição. "Consideramos de elevado impacto a nossa participação e acreditamos que possam surgir novos avanços para a região, decorrente da importância da pecuária no PIB de Corrente e cidades circunvizinhas".

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »