28/08/2017 às 16h53min - Atualizada em 28/08/2017 às 16h53min

São Gonçalo do Gurgueia é contemplada com Projeto Mirim Cidadão pela Secretaria de Segurança Pública

Secretário Fábio Abreu esteve pessoalmente no município assinando o Termo de Cooperação Técnica

Ascom

O município de São Gonçalo do Gurgueia foi contemplado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí com o Projeto Mirim Cidadão, um programa que tem por objetivo a formação sócioeducativa preventiva de estudantes de 7 a 17 anos, visando o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e consciência crítica das crianças, livrando-as de toda forma de crueldade, violência, opressão e criminalidade.

A solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi realizada no último sábado, na sede da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, com a presença do Secretário de Segurança Fábio Abreu, do prefeito Paulo Lustosa, vereadores, secretários e todos os voluntários que farão parte do projeto no município.

Fábio Abreu enfatizou a importância da educação preventiva para a formação de uma sociedade justa e civilizada. "Nós preferimos formar 50 crianças do que 50 soldados, porque a solução é trabalhar o cidadão para que ele não seja um jovem ou um adulto infrator da lei. A prevenção é muito mais fundamental que a repressão. Nos últimos tempos nós podemos observar que a nossa sociedade tem cultuado demais a violência, então este é um investimento muito importante para São Gonçalo do Gurgueia".

O secretário também declarou que a vinda do programa para São Gonçalo foi para atender a um pedido do prefeito. "Nós estamos expandindo o programa para o interior do estado, para pelo menos um município em cada território, e São Gonçalo do Gurgueia foi escolhida como primeiro município do Território da Chapada das Mangabeiras graças à demanda do prefeito Paulo Lustosa, que esteve pessoalmente conosco, colocando de forma enfática o seu interesse em trazer o projeto para o município".

O prefeito Paulo Lustosa agradeceu a vinda do projeto para o município. "O nosso município é muito carente, em muitos aspecos, e nós não temos dúvidas que esse programa fará toda a diferença na vida dessas crianças, principalmente para as famílias mais carentes, em situação de vulnerabilidade. Essa é uma grande conquista para o nosso município e nós faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para fazer desse projeto um exemplo para as outras cidades!", colocou.

Durante todo o dia, os voluntários que trabalharão no projeto, que serão os educadores sociais, participaram de um intenso treinamento coordenado pela Capitã Enyra Oliveira, que apresentou o projeto político pedagógico e as metodologias da grade curricular com disciplinas como ética e cidadania, educação para o trânsito, dança, música e teatro, enfrentamento as drogas e segurança pessoal.

A Coordenação do Núcleo de São Gonçalo do Gurgueia ficou a cargo da secretária municipal de Educação, Valmira Miranda, que já definiu a data para o primeiro encontro que dará o primeiro passo do projeto no município. "Esse projeto é uma riqueza e nós estamos muito felizes em poder proporcionar esse benefício para as nossas crianças", enfatizou.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »