11/09/2017 às 18h55min - Atualizada em 11/09/2017 às 18h55min

MPPI realiza vistoria no matadouro público de Avelino Lopes

MP/PI

O Ministério Público do Piauí, por meio do Promotor de Justiça Luciano Lopes Sales, constatou uma série de irregularidades, durante vistoria realizada no matadouro público do município de Avelino Lopes. O local funciona sem as mínimas condições de higiene e não tem condições de oferecer a população alimentos seguros do ponto de vista nutricional e sanitário.

O matadouro é composto por 1 (um) local aberto com um galpão muito sujo, com paredes em deterioração e com piso inadequado onde acontece a operação de abate dos animais. Além disso, o matadouro não dispõe de área suficiente para atender as necessidades exigidas para o seu funcionamento. O piso não é impermeabilizado de forma correta e não possui paredes e divisórias revestidas com azulejos. O local não possui forro na dependência, não dispõe de mesas de aço inoxidável adequadas para os trabalhos de manipulação da carne, além de caixas, bandejas, tabuleiros e quaisquer outros recipientes para o depósito adequado dos resíduos do abate.

Matadouro de Avelino Lopes

Matadouro de Avelino Lopes



As carcaças, cabeças e outros dejetos, estão sendo depositados em um buraco, espalhado pelo local de onde acontece o abate, e está servindo como atrativo a macro-vetores como urubu, e diversos insetos como moscas. Foi constatado que também há muito lixo espalhado ao redor do matadouro.

Matadouro de Avelino Lopes

Matadouro de Avelino Lopes


Diante dessa situação, foi instaurado Procedimento Preparatório de Inquérito Civil Público para a apuração dos fatos atinentes ao abate clandestino, às condições higiênico-sanitárias de transporte, armazenamento e venda no comércio varejista de carne no município de Avelino Lopes/PI.

Ao prefeito municipal, foi cobrada a licença ambiental emitida pela SEMAR/PI para funcionamento, e à ADAPI-Agência de Defesa Agropecuária, que informe as ações que vem sendo adotadas para coibir o abate clandestino, transporte e venda de carne animal de origem clandestina.

 

Matadouro de Avelino Lopes

Matadouro de Avelino Lopes


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »