14/09/2017 às 08h47min - Atualizada em 14/09/2017 às 08h47min

O seu filho está usando a internet de forma segura?

Por Gabriela Aguiar

Gabriela Aguiar
Portal Corrente
Foto: Veja

 

As crianças usam a internet para uma infinidade de coisas, tais como pesquisar conteúdos da escola, conversar com amigos, jogar on-line, assistir vídeos, filmes e ouvir músicas. Mas é importante que se preste atenção e tenha muito cuidado com o uso que é feito deste meio.

Muitas das informações que estão presentes na internet não são verdadeiras. E, nem sempre, as pessoas estão com o intuito de fazer o bem. É aquela velha conversa que a sua mãe repetia quando você era criança: não converse com estranhos.

Mas calma! Não é motivo para pânico e nem para proibir que o seu filho utilize esta ferramenta que é tão presente nos dias atuais. A melhor precaução para evitar os perigos da internet é a informação, dessa forma o essencial é que a família saiba instruir as suas crianças para o bom uso da internet.

Na “era digital” é importante que você saiba direcionar o seu filho para que ele  navegue em sites seguros, para que não aceite a amizade de estranhos em redes sociais e também para que não publique fotos que possam expor a ele ou a outra pessoa.

O que é divulgado na Internet pode se espalhar rapidamente e é de difícil remoção. Fotos e vídeos do seu filho podem ser viralizados, fazendo com que eles sejam superexpostos e até mesmo ridicularizados por isso. Algumas informações também podem comprometer a segurança e a privacidade da sua família.

Lembre-se: as crianças não possuem a total capacidade de discernimento e nem maturidade emocional para lidar com desaprovações ou críticas dos demais. Além disso, muitas horas na frente do computador podem atrapalhar na saúde física e psicológica dos seus filhos.

Estimule o diálogo e dê exemplo, pois os pais são as maiores referências no comportamento das crianças. Proponha também mais atividades ao ar livre, elas farão bem tanto para o seu filho, quanto para você.

Para mais informações e dicas sobre como usar a internet de forma segura, eu indico o site da Safer Net (http://new.safernet.org.br/).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp