19/09/2017 às 17h44min - Atualizada em 19/09/2017 às 17h44min

Sessão especial da Alepi comemora 85 anos da OAB-PI

Alepi

Convocada através de requerimento do deputado Luciano Nunes (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta terça-feira (19) sessão solene especial em comemoração aos 85 anos de fundação da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí – OAB/PI e aos 20 anos da Escola Superior de Advocacia do Piaui – ESA/PI.

A sessão foi aberta pelo presidente, deputado Themístocles Filho (PMDB), que chamou para compor a mesa ilustres representantes da classe como o desembargador Valério Chaves, representando o Tribunal de Justiça; Nildomar Silveira, Reginaldo Furtado; Álvaro Mota, ex-presidente da Ordem; o vice-presidente atual Lucas Vila,; o secretário geral Leonardo Cerqueira; a reitora da Escola Superior de Advocacia Naiara Moares e o atual presidente Francisco Lucas da Costa Veloso, o “Chico Lucas”, o mais jovem presidente de Ordem do Brasil.

Primeiro a falar, o deputado Luciano Nunes começou citando uma frase de Martin Luther King: “A injustiça em um lugar qualquer ameaça a justição em todo lugar”, para resumir o que ele considera o papel do advogado e de sua ordem, especialmente neste país de hoje marcado pela corrupção e pela desigualdade”.

Luciano fez um breve relato da história da OAB e de seus grandes líderes no Estado e no Brasil que tiveram atuação decisiva na luta contra movimentos que tiraram a liberdade do cidadão como intentona comunista e ditadura militar de 64 e do Estado Novo. Ele citou como representantes ilustres destas lutas Petrônio Portela, Celso Barros, Reginaldo Furtado e Nildomar Silveira, os dois últimos presentes na sessão.

Em seguida falou o presidente do Instituto do Advogado do Piauí, Álvaro Mota, que também fez breve resumo da história da OAB piauiense e sua participação nas causas públicas e movimentos políticos como o das “Diretas Já”. E emendou Álvaro: “Nossa OAB era pequena em número de advogados mas gigante em sua atuação em defesa das liberdades e compromisso com a vanguarda. Dai a importância dessa comemoração de hoje nesta Casa Legislativa”.

A reitora da Escola Superior da Advocacia, Naiara Moraes, agradeceu a iniciativa do deputado Luciano Nunes em prestar a homenagem à instituição que dirige e falou da importância da fundadora da Escola Superior no Brasil e no Piauí, Fides Angélica Ommati.

Último a se pronunciar, o presidente Chico Lucas citou um a um dos deputados presentes, começando com os que são bacharéis e advogados – eles são quase a metade, 14 dos 30 – nomeando também e agradecendo a presença de todos os colegas das galerias e os componentes da mesa.

Lucas fez um discurso eloquente e, aproveitando o momento inquietante da política brasileira, defendeu a necessidade de se valorizar mais e lutar pela manutenção das prerrogativas do advogado para que ele possa defender mais a sociedade com segurança e tranquilidade. Referindo-se às manifestações recentes de defensores da ditadura como solução para a corrupção, Lucas ressaltou que “nenhuma solução arbitrária pode se sobrepor ao voto popular, à vontade do povo”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »