26/09/2017 às 07h35min - Atualizada em 26/09/2017 às 07h35min

SEMEPE teve início na noite desta segunda em Corrente

Viviane Setragni
Portal Corrente
Prof. Me. Laécio Barros Dias e o Prof. Dr. Marcos Vinicio S. Pereira, na "Conversa com o escritor" (Fotos: Viviane Setragni)

O I Seminário Estudantil de Pedagogia (SEMEPE) teve início na noite desta segunda-feira (25) em Corrente. Promovido pelo Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Deputado Jesualdo Cavalcanti, o evento irá abordar, até o final da semana, temas como Alfabetização, Educação e Arte, Feminismo e Educação, TIC's e Educação, Sociologia na Infância, divididos entre oficinas, palestras e mesas de discussão.

Em sua fala, o diretor do Campus, Salomão Cavalcante, deu as boas vindas a todos e parabenizou os acadêmicos pela sua participação ativa em todos os seminários. "Há algo que diferencia os eventos da Pedagogia, que é o comparecimento em massa de acadêmicos do curso e de outras instituições. Os temas abordados deixam claro que esse é um curso que gosta de gente, que se importa com as questões humanas, e isso nos causa admiração. Parabéns aos acadêmicos e professores que organizaram o evento e sejam todos bem vindos ao I SEMEPE!".


Diretor do Campus da UESPI de Corrente, Salomão Cavalcante
 

O coordenador do curso de Pedagogia, Marcos Vinício de S. Pereira, destacou o tema do evento. "O tema do nosso seminário, Quem forma se forma e (re) forma ao formar, foi extraído de um livro do professor Paulo Freire. Com esse trocadilho ele fala sobre algo que é extremamente necessário na Educação, no sentido de transformar o indivíduo, que se encontra num estado de contemplação, sem participar ativamente da construção do seu mundo. Ele se transforma num sujeito que constroi o seu mundo e se transforma também. Nós temos que acreditar em uma Educação emancipadora em que todos possam se transformar e ser mais, precisamos assimilar esse aspecto. Agradeço a todos que se envolveram e acreditaram na realização desse evento e sejam muito bem vindos até sexta-feira".

Participaram da abertura do evento o Coral da APAE e a Orquestra de Violões do IFPI.

A palestra inaugural do SEMEPE foi ministrada pelo professor Esp. Israel Lobato Rocha, do IFPI, que falou sobre "Os desafios contemporâneos da Educação Ambiental".

Em seguida, o professor Me. Laécio Barros Dias, diretor do IFPI de Corrente, participou da "Conversa com o escritor". Em sua fala, o professor relatou como iniciou o seu trabalho de pesquisa, que culminaria futuramente na obra “O Sertão Piauiense em Pé de Guerra", publicada pela Academia Piauíense de Letras em 2015, além de outros aspectos relacionados à escrita, leitura e Educação.

O SEMEPE acontecerá todos os dias desta semana, a partir das 18h30. Nesta terça-feira (26) a programação inclui uma conversa com a Profª Especialista Andreia Lustosa sobre a História e Cultura Afro-brasileira. Logo após segue uma atividade cultural, com uma Roda de Contação de Histórias, e a noite será finalizada com uma palestra ministrada pelo Prof. Dr. MArcos Vinicio de S. Pereira, com o tema Pesquisa etnográfica na educação.

Confira a programação completa do SEMEPE:


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »