14/11/2017 às 17h34min - Atualizada em 14/11/2017 às 17h34min

Estudante da zona rural é governadora por um dia

CCOM; edição: Portal Corrente

O Piauí ganhou, nesta segunda-feira (13), uma jovem governadora. Com apenas 15 anos, a estudante Andréia de Sousa Eugênio foi empossada como a chefe do Executivo estadual por um dia. A iniciativa é parte da campanha #MeninasOcupam, que teve adesão do Governo do Estado com a finalidade de apoiar a causa do empoderamento das meninas e a igualdade de gênero.

Para o governador Wellington Dias, a iniciativa é de grande importância. “É um movimento mundial, que visa emponderar meninas e mulheres e o Piauí é um dos poucos estados brasileiros que aderiram essa causa. No primeiro mandato da Andréia, ela organizou uma campanha de combate pela violência contra a mulher, que resultou na imensa campanha da Massinha e agora, nesse segundo mandato, ela tem projetos para a comunidade rural, biblioteca e sistemas de abastecimento de água. O melhor de tudo isso é a forma que ela está lidando com as dificuldades, ela está vendo como um governador vive e trata das burocracias. É maravilhoso ver a oportunidade dessa campanha e observar uma jovem de 15 anos governar mais de 3 milhões de pessoas”, pontuou o chefe do Executivo piauiense.

A vice-governadora Margarete Coelho igualmente ressaltou a importância da conscientização e do empoderamento feminino. "Botar uma menina ou uma mulher no degrau de cima, contribuir para que conquistem seus espaços, seja de fala ou de trabalho é uma forma de enaltecer a força da mulher que pode ocupar todos os espaços e enaltecer a si mesma. A conscientização do empoderamento e respeito mútuo é um trabalho diário e com ela, poderemos ter um mundo melhor e com mais qualidade. Empoderar é para todas. É aquela gentileza, o aviso de que podemos ir, fazer e subir cada vez mais degraus".

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

Andréia reside na comunidade Anajás, zona rural de Teresina, e cursa o 1° ano do Ensino Médio. No mandato passado, a estudante entregou uma carta com solicitações de melhorias para a região em que vive e hoje, ela assinou o projeto para o início das reformas. “Com o projeto assinado, agora eu sei que até o fim do ano ocorrererão as reformas na zona rural, o que favorece toda a comunidade. E graças à campanha, estou me emponderando e fazendo algo pelo meu estado”, afirma a estudante.

“A campanha #MeninasOcupam faz parte de um movimento global e, durante todo o ano, trabalhamos a temática na zona rural de Teresina. Mantemos a Andréia como governadora, para darmos a continuidade dos projetos, e o governador foi muito sensível com a nossa causa, e por meio da visita da Andréia, ele conseguiu realizar uma campanha de combate à violência de gênero que resultou no aplicativo Salve Maria, que é uma política pública. E a nossa intenção é chamar atenção e dar visibilidade à violência que as meninas e mulheres sofrem no nosso estado e no mundo, buscando, assim, as devidas melhorias”, destacou a gerente da Unidade de Programas da Plan em Teresina, Geyse Costa.

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp