27/08/2013 às 10h50min - Atualizada em 27/08/2013 às 10h50min

Aneel define hoje valor da nova tarifa de energia no Piauí

A reunião de hoje também deve discutir a qualidade do serviço prestado pela Eletrobra

Portal O Dia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza nesta terça-feira, dia 27, uma reunião pública para analisar propostas de redução da tarifa de energia elétrica cobrada pela Eletrobras Distribuição Piauí.

A 3ª revisão tarifária periódica da Aneel terá como ponto de partida a proposta de redução de 6,81% da tarifa de energia dos consumidores residenciaise de 2,55% para a indústria do Estado. A agência recebeu durante todo o mês de julho propostas de percentuais para redução. Duas entidades encaminharam sugestões, a própria Eletrobras e o Conselho de Consumidores da Eletrobras Piauí, que é formado pela Associação Comercial do Piauí, Associação Industrial do Piauí, Federação da Agricultura do Piauí, Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí e Associação Piauiense de Municípios.

A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e ocorre a cada quatro anos. O objetivo é garantir o equilíbrio das tarifas com base nos investimentos das empresas concessionários e na cobertura das despesas reconhecidas pela Aneel. A última revisão tarifária realizada no Piauí foi no ano de 2009 e a tarifa residencial chegou a cair 5,88%. Na época, a Eletrobras atendia a 874 mil consumidores. Atualmente, a empresa atende mais de um milhão de consumidores.

Com essa nova redução prevista, será a segunda queda da tarifa de energia no Piauí esse ano. No mês de janeiro, a Aneel reduziu a tarifa de energia em todo o país em 18% para as residências e até 32% às indústrias.A medida foi uma exigência do Governo Federal para que renovasse as concessões com as empresas do setor.

A reunião de hoje também deve discutir a qualidade do serviço prestado pela Eletrobras. Serão analisados os indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), que mede quanto tempo o consumidor ficou sem energia no período observado;e o Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que mede quantas vezes faltou energia.

Repórter: Karliete Nunes - Jornal O DIA


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »