12/01/2018 às 17h45min - Atualizada em 12/01/2018 às 17h45min

Igreja Batista de Corrente comemora 114 anos de fundação

Viviane Setragni
Portal Corrente

A Igreja Batista de Corrente comemorou no dia 10 de janeiro 114 anos de sua fundação. A celebração do aniversário incluiu uma intensa programação, que iniciou no último domingo e teve a participação especial do Pastor Gilvan Barbosa Sobrinho, pastor da PIB de Teresina.



Pastor Wilmar Hübner

O Pastor Wilmar Hübner explica que a programação teve início já no domingo, com atividades internas e preparação para a semana. Na segunda-feira, 8 de janeiro, foi realizada uma caminhada de oração. “Foi uma experiência marcante, gratificante e muitas pessoas prontamente se apresentaram para dar reconhecimento a Deus pelas boas realizações”, relata Hübner. 

Na terça-feira, dia 9, e no dia 10 a igreja reuniu-se para ouvir a palavra do Pastor Gilvan Barbosa. “Foram palavras sempre voltadas para trazer as verdades de Deus para serem aplicadas na nossa vida diária, verdades de grande importância e sem medida”, reforça o pastor Wilmar.


Pastor Gilvan Barbosa

No culto do dia 10, dia do aniversário, a igreja ficou lotada. Os pontos altos da celebração foram a apresentação gloriosa do Coral, novamente sob a regência da professora Keila Rosane, e a pregação do pastor Gilvan, que desafiou os presentes a assumirem o seu compromisso espiritual com a cidade.

O pastor Gilvan exerce a atividade na Igreja Batista há 36 anos, mas foi em Belém do Pará que aprofundou as suas responsabilidades, tendo exercido o cargo de reitor do Seminário Batista Equatorial. De volta à Teresina há 9 anos, assumiu a missão de “plantar uma Igreja Batista em cada uma das 224 cidades do estado”, segundo suas próprias palavras: “Faltam 27 cidades e estou desafiando a Igreja de Corrente a alcançar as duas cidades que faltam aqui no sul, Sebastião Barros e Santa Filomena”.

A Igreja Batista de Corrente, a primeira do Estado do Piauí, foi inaugurada no dia 10 de janeiro de 1904, tendo o primeiro culto de louvor e gratidão a Deus sido celebrado no dia 11. A história de sua fundação está intimamente relacionada aos irmãos gêmeos Dr. Joaquim Nogueira Paranaguá e Cel Benjamim José Nogueira, descrita no livro Maravilhosa e abençoada história, de Edy Guerra Nogueira. 

A poetisa Elyene Rocha encerrou nos versos do poema "Com júbilo cantemos", feito para a ocasião do centenário em 2004, o sentimento de devoção:

“Ao eterno Deus louvamos
A chegada da santa semente
Um caixote de bíblias sagradas
Na pequena vila de Corrente.

Reuniram-se as famílias
Pra palavra bendita estudar
O Espírito Santo de Deus
Suas vidas veio transformar.

Missionários, leigos e pastores
No Piauí falaram de Jesus
E daqui aos confins da terra
Do evangelho irradia luz.” (Vidas em versos, 2006)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »