13/01/2018 às 11h53min - Atualizada em 13/01/2018 às 11h53min

Prefeito Paulinho prestigia lançamento do programa Internet para Todos

Evento aconteceu na sede da APPM, com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab. São Gonçalo do Gurgueia será um dos 124 municípios piauienses contemplados.

Ascom, com informações da CCOM
Assinatura do termo de cooperação para o suporte aos municípios (Foto: Paulo Barros)

 

O prefeito do município de São Gonçalo do Gurgueia, Paulo Lustosa Nogueira, prestigiou, nesta quinta-feira (11), em solenidade na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), o lançamento do programa Internet para Todos, uma parceria do Governo Federal, através do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC) com os municípios piauienses, que possibilitará a implantação de internet banda larga em 128 cidades do estado, inclusive em São Gonçalo.

O evento contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, além de autoridades políticas do estado, como o governador Wellington Dias, a vice-governadora Margarete Coelho, o senador Ciro Nogueira, o deputado federal Júlio César, o prefeito de Teresina Firmino Filho; o deputado estadual Themístocles Filho e o presidente da APPM, Gil Carlos.


Prefeito Paulo Lustosa Nogueira Rômulo Piauilino e Ascom da APPM

O programa Internet para Todos tem por objetivo levar internet de alta qualidade para 40 mil cidades em todo o país, onde o acesso à rede mundial de computadores ainda é precário.

Na oportunidade, o governador assinou um termo de cooperação com o Ministério da Ciência e Tecnologia para acompanhar e dar suporte à implantação do programa nos municípios.

A distribuição da internet será realizada por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que está em órbita terrestre desde maio do ano passado. O Satélite recebeu investimentos de R$ 2,7 bilhões e é uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa.

“O Satélite é de extrema importância para o desenvolvimento tecnológico brasileiro. O primeiro dedicado a comunicações militares exclusivamente brasileiro. 30% de sua capacidade foi disponibilizada pelo Ministério da Defesa para monitorar nossas fronteiras. Além disso, ele tem capacidade para atuar na distribuição de internet banda larga para todo o país e desenvolver iniciativas na área da educação”, explica o ministro Kassab.

No Piauí, o programa Internet para Todos se soma ao projeto Piauí Conectado, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI), que beneficia 96 municípios, levando internet banda larga via cabeamento. A chegado do projeto do Governo Federal faz do Piauí um dos primeiros estados do Nordeste a ter o acesso à internet universalizado.


Foto: Rômulo Piauilino e Ascom da APPM


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »