A 21ª Pesquisa CNT de Rodovias, desenvolvida pela Confederação Nacional do Transporte e pelo SEST SENAT, apresenta, entre outras informações, o ranking das piores ligações rodoviárias do Brasil. O levantamento ainda aponta como estão as condições de quase 106 mil km de malha viária.
O ranking é obtido após um cuidadoso trabalho, que envolve a coleta das informações em campo, ou seja, diretamente nas rodovias, e a análise dos dados a partir de três variáveis: pavimento, sinalização e geometria da vida. Para conhecer mais, acesse o site da Pesquisa CNT de Rodovias.
Enquanto as 10 melhores ligações rodoviárias estão localizadas no Estado de São Paulo e são concessionadas, as 10 piores estão sob gestão pública e localizam-se, na sua maioria, no Norte e no Nordeste.
O trecho da BR 135 que liga Barreiras, na Bahia, à Teresina está incluída 7º lugar da classificação. Com a pista de rolagem estreita, fora dos padrões de uma rodovia federal e com uma altura muito acima do recomendado, devido aos sucessivos recapeamentos ao longo dos anos, a rodovia se tornou um pesadelo para os motoristas que necessitam transitar pelo estado. O menor descuido pode resultar em um grave acidente, muitas vezes mortal. A grande quantidade de acidentes registrados especialmente no trecho do Extremo-Sul do estado lhe rendeu a alcunha de Rodovia da Morte.
Veja, abaixo, o ranking das piores ligações rodoviárias do Brasil.
A classificação geral da ligação rodoviária foi péssimo.
BR-163
A ligação foi recebeu classificação geral ruim.
O trecho teve classificação geral ruim.
A classificação geral foi ruim.
O trecho foi considerado ruim na classificação geral.
A ligação rodoviária teve classificação geral ruim.
A Pesquisa CNT de Rodovias classificou como ruim essa ligação rodoviária.
BR-153
A classificação geral da ligação foi regular.
A ligação rodoviária foi considerada regular.
A classificação geral foi regular.