22/03/2018 às 13h27min - Atualizada em 22/03/2018 às 13h27min

Carteira de Trabalho não é emitida há 4 meses em Corrente

Mudança no sistema da internet seria a causa do transtorno.

Viviane Setragni
Portal Corrente

Os cidadãos do município de Corrente e de cidades vizinhas que necessitarem confeccionar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) terão uma desagradável surpresa ao se dirigirem à Agência Regional do Trabalho e Emprego de Corrente: há 4 meses o documento não é emitido na agência, causando grandes transtornos a quem está desempregado ou que por ventura tenha arranjado um emprego e necessita do documento com urgência.

De acordo com a chefe da agência regional, Margarida Amélia Cavalcanti, o problema teve início no dia 27 de novembro de 2017 com a substituição do sistema de acesso à internet. “Fomos surpreendidos, sem aviso prévio, com a chegada de um técnico da Telebrás para efetuar a substituição do sistema de acesso à internet, que em tese seria feito via satélite. Mas desde que o sistema foi instalado ele não funcionou, sendo que o sistema anterior estava em pleno funcionamento!”, relata.

Margarida informa que o encaminhamento do Seguro Desemprego chegou a ficar suspenso por mais de 2 meses. “Hoje conseguimos encaminhar um ou dois seguros por dia, o que já é alguma coisa, mas a emissão da carteira é impossível”.

A servidora afirma ainda que vários ofícios e memorandos foram enviados à Superintendência Regional, em Teresina, e ao Ministério do Trabalho, em Brasília, comunicando sobre o problema e solicitando solução. “Nós ficamos constrangidos com essa situação, pois todos têm direito à prestação de um serviço de qualidade! Mas infelizmente a solução depende de outras instâncias”, colocou.


Desde o mês de novembro de 2017 o documento não é emitido na agência de Corrente
 

O chefe do Serviço de Administração da Superintendência Regional do Trabalho no Piauí, Jorge Padilha, afirma que a mudança do sistema aconteceu em decorrência de uma licitação em nível nacional para a prestação do serviço de internet. “Com essa licitação, feita pelo Ministério do Trabalho para todo o Brasil, o contrato com a antiga prestadora do serviço, que era regional, foi revogado, embora estivesse funcionando. Foi instalada a internet net via satélite em 4 agências do estado, Floriano, Campo Maior, Picos e Corrente e a única que não funcionou foi a de Corrente”.

Padilha coloca ainda que, em decorrência da distância, a manutenção do sistema é mais difícil. “Tentamos fazer a manutenção de forma remota, mas não foi possível. Um técnico do Tocantins também já esteve 3 vezes na agência, mas não conseguiu resolver o problema. Nós não sabemos se Corrente está em uma zona morta, se o link não está alinhado devidamente ou ainda se os problemas são ocasionados por causa das constantes quedas e oscilações de energia, na cidade, o que também prejudica todo o equipamento. De qualquer forma, a previsão para a ida de uma equipe ao município, com todos os equipamentos necessários, está agendada para 2 à 6 de abril, quando uma solução deverá ser encontrada”, informou.

Na prática, os cidadãos que durante esses 4 meses precisaram do documento com urgência se dirigiram ao município de Barreiras, no estado da Bahia. Na ouvidoria do Ministério do Trabalho a orientação é que a pessoa se dirija à capital Teresina, distante 844km de Corrente.

Para facilitar a emissão do documento provisoriamente, Valdemir Oliveira, responsável pelo setor de emissão de Carteira de Trabalho no estado do Piauí, informa que os municípios de Curimatá e Júlio Borges também fazem a emissão do documento, já que as respectivas prefeituras possuem convênio com o Ministério do Trabalho. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »