04/04/2018 às 11h20min - Atualizada em 04/04/2018 às 11h20min

Centro Cultural Benjamin José Nogueira é reinaugurado em Corrente

Solenidade contou com a presença da vice-governadora Margarete Coelho e do Secretário de Cultura Fábio Novo

Viviane Setragni
Portal Corrente

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), entregou na tarde desta terça-feira (4) à população de Corrente o Centro Cultural Coronel Benjamin José Nogueira reformado e modernizado. A solenidade contou com a presença da vice-governadora Margarete Coelho, do Secretário de Cultura Fábio Novo, vereadores de Corrente e lideranças políticas locais.

Margarete Coelho destacou a revitalização da cultura no estado do Piauí realizada pelo Deputado Fábio Novo, enquanto secretário de Cultura, entregando em diversas cidades do estado espaços culturais equipados e adequados. “Essa iniciativa tem causado uma efervescência na cultura no Piauí, onde os artistas locais agora têm espaços adequados para se apresentarem, ensaiarem, produzirem e praticarem a sua arte. Corrente, que tanto contribuiu com o Piauí e o Brasil grandes nomes, recebe hoje esse espaço extremamente respeitoso com os artistas que vão se apresentar aqui, destacando que o orçamento da Secretaria de Cultura é um dos menores do governo, e o secretário Fábio Novo conseguiu, com uma visão holística, valorizar as várias expressões da arte, com muita sensibilidade e muita competência em diversas cidades do estado”, comentou.

O secretário de Cultura Fábio Novo enfatizou a satisfação em entregar a obra totalmente revitalizada à população de Corrente.  “Para nós que somos do sul do estado esse é um momento de muita felicidade. Jesualdo Cavalcanti teve o prazer de construir essa obra em 1992 e eu tenho o prazer de deixar essa obra estruturada, no tamanho que Corrente merece. O que nós fizemos aqui é uma revitalização do espaço por completo e a partir de hoje Corrente entra na política de descentralização da cultura no estado do Piauí, integrada ao circuito estadual de cultura, com participação da cultura local, a exemplo de hoje em que nós teremos a estreia do Projeto Seis e Meia, com a apresentação do show do cantor Toni Garrido, com abertura do cantor Charles Brau. Pedimos à coordenação da casa e à população de Corrente que tomem conta desse espaço. Essa obra pertence à população de Corrente, pois essa cidade merece participar de todos os projetos de cultura do estado!”

O ex-prefeito Tertuliano Cavalcanti manifestou a sua satisfação em participar da entrega da obra de reforma à população de Corrente. “É uma honra muito grande estar aqui hoje com a vice-governadora Margarete Coelho e com o Deputado Fábio Novo fazendo a entrega da Casa da Cultura reformada à população correntina, que agora terá um espaço adequado para os eventos culturais e até formaturas! Com certeza o povo de Corrente é muito grato ao Governo do Estado por ter trazido mais essa obra para o município. Muito obrigado!”

O líder político Edilson de Araújo Nogueira lembrou que a Casa da Cultura foi um dos legados de Jesualdo Cavalcanti enquanto secretário estadual de Cultura. “Essa Casa da Cultura, uma das grandes obras deixadas por Jesualdo Cavalcanti ao estado do Piauí, ficou esquecida por muitos anos, mas o nosso deputado Fábio Novo, destemido e determinado, resgatou para Corrente. Muito obrigado governador Wellington Dias, muito obrigado vice-governadora Margarete Coelho, e Corrente hoje está de parabéns!”.

A vereadora Valéria Lemos, representando a Câmara de Vereadores de Corrente, destacou que o resgate da Casa da Cultura faz parte do resgate da história de Corrente. “Nós sabemos que a realização dessa obra é resultado de uma decisão política e nós precisamos dessas decisões políticas que valorizem o município de Corrente. Nós estamos muito agradecidos, enquanto câmara, ao secretário Fábio Novo, à vice-governadora Margarete Coelho e ao governador Wellington Dias, pois nós sabemos que Corrente tem muitas obras do Governo do Estado. Muito obrigada!”.

O Centro Cultural Benjamin José Nogueira foi criado em 1992 e é a maior referência em cultura no município de Corrente. Há mais de 20 anos subutilizado, o Centro Cultural possui hoje em sua estrutura salas de aula, auditório com capacidade para 200 pessoas, biblioteca com acervo de quase 3 mil livros, um museu com mais de 100 peças doadas em seu acervo. Os serviços realizados na reforma foram a cobertura e a pintura, aquisição de equipamentos de som e iluminação, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, esquadrias e equipamentos de climatização, manutenção da plataforma elevatória, instalação de cortinas no palco, novas poltronas no auditório, instalação de bancadas de granito na recepção, execução de piso em madeira no auditório, construção de escada metálica para dar acesso à manutenção. No hall de entrada, um Café Bar foi instalado para ser utilizado durante a realização de lançamentos de livros e atividades culturais.

Na obra de reforma foram investidos R$ 321.906,00, oriundos do Tesouro Estadual, através da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a empresa Armazém Paraíba, por meio do sistema de incentivo estadual à Cultura.

O secretário de Cultura Fábio Novo já anunciou que, para a próxima semana, o Projeto Seis e Meia trará para Corrente a atriz Solange Couto, com o monólogo “Cinco Mulheres por um Fio”, no qual trata das questões do universo feminino por meio de cinco personagens. O custo da entrada será um quilo de alimento, que será integralmente doado à APAE de Corrente.

Novo comunicou ainda que, através de um termo de cooperação técnica, o Instituto Federal do Piauí, Campus Corrente, realizará no local a 1 ª Feira do Livro de Corrente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »